Secretarias da Cultura e Educação e Fiat realizam concurso literário

Aviso de Pauta - Quarta-feira, dia 11, às 10 horas

qua, 11/06/2003 - 9h49 | Do Portal do Governo

As Secretarias de Estado da Cultura e da Educação e a Fiat se unem para mais uma ação da política estadual de leitura defendida pelo Governo do Estado e que começa a se multiplicar entre a iniciativa privada. Nesta quarta-feira, dia 11, às 10 horas, será lançado o concurso “Um Poema Chamado Brasil”, promovido pela Fiat Automóveis.

O evento, que será realizado na Escola Estadual Prof. Mauro de Oliveira, é um convite à literatura, abrindo espaço para candidatos enviarem contos, crônicas ou poemas que expressem suas idéias e sentimentos em relação ao País. O projeto ‘Um Poema Chamado Brasil’ é uma continuidade do concurso fotográfico ‘O Brasil dos Meus Olhos’, realizado pela Fiat em 2002 com o objetivo estimular o lado artístico do jovem brasileiro.

Estarão presentes ao lançamento do concurso a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, o Diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Antônio Lage, além de apoiadores e parceiros do projeto. Na ocasião, haverá um bate-papo entre a escritora Ruth Rocha, os alunos da escola e convidados.

O concurso, destinado aos estudantes brasileiros do ensino médio e fundamental vai premiar os seis melhores trabalhos (três do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio) cada um no valor de R$ 3 mil, além de viagem para cada vencedor ao local escolhido para premiação. Os 60 trabalhos selecionados serão editados numa publicação. Como incentivo, também receberão prêmios no valor de R$ 3 mil os professores orientadores dos trabalhos vencedores e a escola que enviar maior número de trabalhos. O regulamento do concurso está disponível na internet – www.umpoemachamadobrasil.com.br

A iniciativa da Fiat Automóveis vem incrementar o programa “São Paulo: um Estado de Leitores”, lançado em abril pelo Governador Geraldo Alckmin, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura, que tem como uma das prioridades desta gestão, fomentar o hábito de leitura em todas as faixas etárias.

Para tanto, desenhou-se uma trama de parcerias e atividades a se realizar na capital e demais municípios que assegurem o aprendizado e o desenvolvimento do hábito de ler entre crianças e adolescentes, com extensão para os adultos interessados.

O programa prevê reunir o maior número de parceiros possível. Em especial os que estão mais perto do leitor a se formar. É fundamental, por exemplo, incrementar e incentivar o hábito da leitura familiar. Serão arregimentadas instituições que agregam um grande número de famílias, como igrejas, sindicatos, empresas, movimentos sociais, entidades etc., interessadas em militar na área da leitura ou que já tenham programas nesse sentido.

Serviço

Concurso Literário ‘Um poema chamado Brasil’
Escola Estadual Prof. Mauro de Oliveira – Rua Pedro Soares de Almeida, 134 – Perdizes/SP.
Dia 11 de junho – 10h
Inscrições até 18 de agosto

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura
Fone: (11) 3351-8165
www. cultura.sp.gov.br
imprensacultura@cultura.sp.gov.br
bernadetedruzian – mtb 18426

GB / LRK