Secretariado de Alckmin toma posse no Palácio dos Bandeirantes

Governador recomenda austeridade moral e administrativa e zelo com o dinheiro público

qui, 02/01/2003 - 12h47 | Do Portal do Governo


Diante de mais de mil pessoas, que lotaram as dependências do Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, tomaram posse nesta quinta-feira, dia 2, os 21 secretários e também o procurador geral do Estado de São Paulo que formarão a equipe para o novo mandato do governador Geraldo Alckmin. Ao saudá-los, o governador fez algumas recomendações, lembrando a importância de se preservar aquilo de bom que já foi conquistado “sem se esquecer que evolução significa a permanente correção de erros e o permanente seguir em frente”.

Entre as recomendações destacam-se a preservação da austeridade moral e administrativa e o religioso zelo com o dinheiro público, mantendo preocupação constante com o ajuste das contas públicas. “Nosso governo é contra o aumento de impostos. Em seu lugar, preferimos o emprego criterioso dos recursos públicos e o controle rígido das despesas”, disse Alckmin. Para tanto, pediu que seus secretários se envolvam de corpo e alma no processo do que ele chama de “ajuste fiscal fino”. O governador também afirmou que vai manter o processo de descentralização das ações governamentais, por meio de parcerias com as Prefeituras, com a iniciativa privada e com entidades do Terceiro Setor.

“Um Governo sério faz mais e melhor”, disse Alckmin, voltando a lembrar os quatro pontos básicos de sua nova administração: Governo empreendedor, Governo educador, Governo solidário e Governo prestador de serviços de qualidade. “O difícil é transformar planos em realidade. Para isso é preciso ter muito mais que boas idéias e boas intenções: é preciso ter muita disposição para o trabalho e grande capacidade de gestão” ressaltou.

O governador também agradeceu a todos os secretários que participaram do seu Governo e o de Mário Covas. “Esses homens e mulheres empenharam todos os seus esforços para garantir o sucesso da mais importante revolução ética, política e administrativa que o povo paulista já viu. Receberam um governo arrasado, completamente arruinado e desacreditado. Com muito trabalho, inteligência e espírito público, ajudaram Mário Covas a recolocar o governo bandeirante em pé, altaneiro e forte, como ele sempre mereceu ser”.

Falando em nome dos demais empossados, o secretário chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, disse que a equipe será coesa e unida e que fará todos os esforços para cumprir o programa de Governo. “O empreendedorismo, a solidariedade, a prestação de serviços e a preocupação com a Educação estarão sempre na mente e na ação de cada um dos secretários que o auxiliarão”, afirmou Madeira. “Serviremos o Brasil ao colocar São Paulo no debate sobre os grandes desafios para a continuidade do processo de modernização do nosso País”, completou o secretário.

Esta é a lista do novo secretariado do Governo Alckmin:

1. Nagashi Furukawa, Secretaria da Administração Penitenciária
2. Antonio Duarte Nogueira Jr., Secretaria da Agricultura e Abastecimento
3. Maria Helena Guimarães de Castro, Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social
4. Arnaldo Madeira, Casa Civil
5. Coronel Roberto Allegretti, Casa Militar
6. João Carlos Meirelles, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo
7. João Melão Neto, Secretaria da Comunicação
8. Cláudia Costin, Secretaria da Cultura
9. Andrea Calabi, Secretaria da Economia e Planejamento
10. Gabriel Chalita, Secretaria da Educação
11. Mauro Arce, Secretaria da Energia e Recursos Hídricos
12. Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
13. Eduardo Guardia, Secretaria da Fazenda
14. Barjas Negri, Secretaria da Habitação
15. Alexandre de Moraes, Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania
16. Lars Schmidt Grael, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer
17. José Goldemberg, Secretaria do Meio Ambiente
18. Elival da Silva Ramos, Procuradoria Geral do Estado
19. Luiz Roberto Barradas Barata, Secretaria da Saúde
20. Saulo de Castro Abreu Filho, Secretaria da Segurança Pública
21. Dario Rais Lopes, Secretaria dos Transportes
22. Jurandir Fernandes, Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Simão Molinari