Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove curso para capacitar ONGs

No último dia do curso, na próxima sexta-feira, será realizado um debate aberto a todos os interessados

ter, 02/04/2002 - 12h28 | Do Portal do Governo

As organizações não-governamentais (ONGs) foram responsáveis, no passado, por lutas históricas que impediram a construção de usinas nucleares, empreendimentos imobiliários na Juréia e aeroporto em Caucaia do Alto, além de motivar uma campanha internacional pela despoluição do pólo petroquímico de Cubatão.

Essas entidades, no entanto, ainda dependem de voluntários e de um idealismo a que faltam embasamento teórico e técnico capaz de conferir maior eficiência às suas ações. Por esse motivo, suas lideranças solicitaram e obtiveram da Secretaria Estadual do Meio Ambiente a realização do Curso ‘Sustentabilidade e Fortalecimento das Entidades Ambientalistas Paulistas’. O curso, aberto nesta segunda-feira, dia 1º, pelo secretário José Goldemberg, faz parte do Programa de Apoio às Organizações Não-Governamentais e terá duração de cinco dias, com a participação de 77 alunos inscritos por 70 entidades ambientalistas.

Na solenidade de abertura, o secretário José Goldemberg falou sobre os objetivos do curso. ‘Iniciativas como esta têm o objetivo de identificar, por meio de informações técnicas, quais são os principais problemas ambientais e quais os alvos que devem ser atacados’. E prosseguiu: ‘Espero que, depois deste curso, os participantes passem a ter o conhecimento necessário sobre a situação ambiental de nosso Estado e aumentem a pressão sobre os órgãos corretos, na busca das soluções.’

Capacitação das ONGs

Para Nelson Pedroso, presidente da Associação Global de Desenvolvimento Sustentado, de São Bernardo do Campos, a proposta de capacitação das ONGs é importante, pois contribui para atualizar as informações sobre a questão ambiental. ‘O curso nos leva a refletir sobre os problemas que ocorrem nos nossos dias, com o depoimento de especialistas que atuam em diversas esferas governamentais.’

Hellen de Oliveira, do Grupo Gaivotas, da cidade de Itanhaém, disse que o encontro também possibilita o intercâmbio entre os ambientalistas. ‘Este curso é a democratização da informação, onde os representantes dos pequenos grupos também podem ter acesso a dados sobre a realidade ambiental de nosso Estado’, afirmou.

O curso será encerrado na sexta-feira, dia 5, com um debate sobre o tema ‘Resíduos Industriais e Áreas Contaminadas’, às 16 horas, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente, aberto a todos os interessados. O endereço é Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros, na Capital.