Secretaria Estadual do Meio Ambiente define novos critérios para projetos de reflorestamento

nd

qua, 21/11/2001 - 12h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) estabeleceu novos critérios mínimos para projetos de reflorestamento de áreas degradadas. A resolução com as novas regras foi assinada nesta semana pelo secretário do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, durante a 4ª Reunião da Pesquisa Ambiental, que termina nesta quinta-feira, dia 22, em São Paulo.

A constatação da perda da diversidade biológica e do declínio das florestas fez com que a Secretaria procurasse alternativas para melhor disciplinar os licenciamentos efetuados para empreendimentos que exigem a recuperação de áreas degradadas.

Estudos da Coordenadoria de Informações, Documentação e Pesquisa Ambiental (CINP) da SMA indicam que, em um único hectare de formação florestal desmatado, perde-se no mínimo 100 espécies arbóreas diferentes, além de outras espécies.

A Resolução dá aos institutos e órgãos de licenciamento da SMA a possibilidade de efetuar parcerias com prefeituras, organizações não-governamentais, universidades e outras secretarias estaduais. Também possibilita melhorar o conhecimento e a divulgação dos debates técnicos, tanto para fiscalização e licenciamento quanto para elaboração de projetos com mais qualidade, para recuperação de áreas degradadas em todo o Estado de São Paulo.

A 4ª Reunião da Pesquisa Ambiental também é um espaço para a apresentação e debate de alguns projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e especialistas sobre a flora paulista, poluição de solos e águas, erosão, reflorestamento com espécies nativas entre outros.