Secretaria Estadual de Educação acompanha qualidade de ensino e avalia alunos das 4ª e 8ª séries

nd

qui, 29/11/2001 - 19h35 | Do Portal do Governo

As provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), destinada aos 929 mil alunos que estão concluindo os ciclos I e II (4ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública estadual, foram realizadas hoje, com tranqüilidade.

A aplicação da prova esteve a cargo da VUNESP – fundação ligada à Universidade Estadual Paulista, e o desempenho dos alunos será divulgado para as escolas no próximo dia 15 de dezembro. Amanhã, a VUNESP deve anunciar o índice de abstenção, mas uma análise prévia, constatou a maciça participação dos alunos. Esta avaliação irá complementar as regularmente feitas pelos seus professores ao longo do período escolar.

A prova envolve o conteúdo de Língua Portuguesa e é composta de uma redação e questões em forma de teste. A opção pela Língua Portuguesa ocorreu devido à grande correlação entre bom desempenho nessa matéria e o aprendizado de outras disciplinas. O domínio da língua é condição básica para outros conhecimentos. Os alunos fizeram as provas nas escolas e classes em que estudam.

Com o objetivo de avaliar o desenvolvimento das competências e habilidades básicas dos alunos, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo vem acompanhando sistematicamente a qualidade de ensino oferecida por suas unidades escolares através do Saresp.

O que é o SARESP

Além das ações de avaliação desenvolvidas pelas escolas, compatíveis com seus regimentos internos, a Secretaria implantou, desde 1996, o SARESP, que representa uma avaliação, externa, diagnóstica, e permite o monitoramento da qualidade do ensino. O Saresp fornece indicadores para as intervenções necessárias às ações educacionais desenvolvidas pelas escolas para seu contínuo aprimoramento e melhoria.

No Saresp, as séries são avaliadas alternadamente para acompanhar o desempenho dos alunos ao longo das diferentes séries. Este ano, o Saresp avaliou os estudantes da 4ª e 8ª séries que estão concluindo a sistemática de ciclos iniciada em 1998.