Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Pomar em Cotia

Lançamento será realizado nesta quarta-feira

qua, 20/02/2002 - 9h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) lança nesta quarta-feira, dia 20, às 11 horas, o Projeto Pomar no município de Cotia, em parceria com a prefeitura local. A iniciativa visa a recuperação ambiental e paisagística de um antigo depósito de veículos apreendidos pela Justiça, que será transformado no Parque do Lago Curupira.

O trabalho de revegetação com mudas de espécies arbustivas e arbóreas nativas será executado em um área de 8,2 mil metros quadrados, às margens do Rio Cotia, na altura do número 1105 da rua Benedito Isaac Pires. Segundo o acordo firmado com a Prefeitura de Cotia, a SMA oferecerá todo o apoio necessário, repassando a experiência acumulada na implementação do Projeto Pomar nas margens do Rio Pinheiros, na capital.

Esse apoio consiste na identificação de áreas para a recuperação, análises de solo, tratamento de água para utilização na irrigação, elaboração de projetos paisagísticos e produção de compostos orgânicos utilizando resíduos domésticos e industriais.

A SMA atua também na implantação do Núcleo de Educação Ambiental e na formulação de programas de Educação Ambiental, bem como na divulgação do projeto para viabilizar o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada, para garantir patrocínios para a implantação e manutenção dos jardins.

A Prefeitura de Cotia, além de disponibilizar as áreas, cuida também do recrutamento de mão-de-obra, especialmente junto às Frentes de Trabalho do Governo do Estado, dando um caráter social ao projeto, ao oferecer oportunidade de renda, qualificação profissional e integração a trabalhadores desempregados.

Numa segunda fase, o Projeto Pomar em Cotia, deverá se estender também às margens da Rodovia Raposo Tavares, junto ao trevo rodoviário Emílio Guerra, no quilômetro 32,5.