Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico estimula pólo de moda da região de Cer

Foi a sexta reunião de trabalho para incentivar os Arranjos Produtivos Organizados

sáb, 19/07/2003 - 13h48 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Por Claudeci Martins

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, participou ontem (18) de reunião de trabalho com empresários do setor de moda infanto-juvenil, no município de Cerquilho. Composto de oito cidades, o setor gera cerca de 2,8 mil postos de trabalho. O principal problema é com a qualificação de mão-de-obra.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de Cerquilho, Everton Fonseca Freitas, cada um dos 178 estabelecimentos produz aproximadamente de 5 mil peças por mês com faturamento médio mensal de R$ 90 mil. Atualmente, o setor não trabalha com o conceito de loja de fábrica, mas está prevista a inauguração de um shopping atacadista no prazo de dez meses.

“O ramo de moda infanto-juvenil de Cerquilho ocupa a primeira colocação em concentração do Estado de São Paulo. É o nono no ranking brasileiro, porém tem necessidade de mão-de-obra qualificada. A dispersão de oficinas pelas cidades da região acaba encarecendo a produção.”

Foco no desenvolvimento

Meirelles e sua equipe promoveram duas reuniões na cidade de Cerquilho, pela manhã e à tarde, voltadas para o foco do desenvolvimento econômico do Estado. Depois dos encontros, a secretaria fica à disposição do empresariado para auxiliá-los na eliminação dos entraves que dificultam o aumento da produção e, conseqüentemente, das exportações paulistas.

Pela manhã, o secretário se encontrou com empresários do ramo de moda infanto-juvenil, quando, então, os empreendedores expuseram as dificuldades encontradas para produzir, comercializar e exportar. O executivo paulista ofereceu ajuda para solucionar os gargalos. “As reuniões devem ser objetivas e diretas, pois os problemas precisam ser resolvidos com urgência e de maneira ágil e eficiente.”

À tarde, o encontro foi com lideranças políticas e empresariais das oito cidades da região: Boituva, Capivari, Cerquilho, Conchas, Jumirim, Rafard, Tatuí e Tietê.

Economia, trabalho e renda

Nas reuniões realizadas, o secretário deixou claro que as visitas aos municípios são encontros de trabalho. “A intenção da comitiva não é colher louros. Se houver elogios, é sinal de que estamos fazendo bem a nossa parte. Queremos ouvir as críticas. Só assim podemos identificar quais as falhas. Nossa missão é ajudar a desenvolver a economia da região para gerar trabalho e renda.”

Esta é a sexta reunião de trabalho da pasta para incentivar e aumentar os negócios dos Arranjos Produtivos Organizados – APO – espalhados pelo interior paulista. A primeira ocorreu em Birigüi, com os empresários do setor de calçados infantis; a segunda em Santa Gertrudes, com produtores do Pólo de Cerâmica de Revestimentos; a terceira em Porto Ferreira, com os industriais do Pólo de Cerâmica Vermelha e Artística; a quarta em Limeira, com o setor de bijuterias e folheados; e a quinta em Votuporanga, com o setor moveleiro.

(LRK)