Secretaria de Agricultura e Abastecimento lança programa para instalar galpões para agronegócios

Objetivo é gerar emprego e renda nos municípios do interior, agregando valor à produção agrícola

qui, 28/03/2002 - 13h41 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está lançando o programa ‘Agronegócio – Emprego e Renda’, que incrementará as atividades dos produtores rurais de São Paulo com benfeitorias na produção. O objetivo é gerar emprego e renda nos municípios do interior, agregando valor à produção agrícola com a instalação de galpões que vão abrigar projetos de agronegócios.

Os galpões de aço pré-moldado, com 1.000 m², serão instalados em municípios que apresentarem cinco projetos de beneficiamento ou industrialização da produção agrícola local. Os projetos podem envolver produtores familiares, cooperativas ou associações, não importando a quantidade ou o produto escolhido.

Por exemplo, um produtor leiteiro que não esteja obtendo bons preços, pode instalar uma miniusina de leite para fabricar queijos. O custo para o Estado será de aproximadamente R$ 250 mil por instalação. A prefeitura interessada será responsável pela doação do terreno e pelas obras de serviço público, como luz, água e esgoto.

Segundo Carlos Lessa, diretor de Operações da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), 105 municípios já apresentaram seus pedidos. A intenção é transformar os galpões em incubadoras de agronegócios dando oportunidades aos produtores que queiram agregar valor à sua produção. Quando o empreendimento estiver firmado, oprodutor cede o lugar a outros no galpão.

O decreto de criação do programa ‘Agronegócio – Emprego e Renda’ foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin no último dia 15 e publicado no Diário Oficial do Estado do dia 19 de março.