Secretaria da Segurança terá mais recursos para investimentos em tecnologia em 2003

União libera R$ 54 milhões que estavam bloqueados

sáb, 14/12/2002 - 15h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Segurança Pública já prepara novos investimentos para o ano de 2003 na área de comunicação policial e informatização.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, informou neste sábado, dia 14, que a Pasta recebeu R$ 54 milhões da União, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública, para incrementar os trabalhos de inteligências das polícias Civil e Militar.

Abreu Filho explicou que esses recursos estavam bloqueados desde maio deste ano pela Secretaria Nacional de Segurança. ‘Isso nos atrapalhou muito, pois esperávamos contar com esse dinheiro para os projetos deste ano. Em janeiro de 2003, vamos fazer uma redistribuição dessa verba, mas a prioridade será a telecomunicação. Quero digitalizar tudo rapidamente’, informou.

O secretário também anunciou que São Paulo usará parte do recurso na aquisição de um aparelho israelita de última geração para rastreamento de ligações telefônicas. ‘Nem a Polícia Federal tem este equipamento. Com ele, é possível rastrear ligações diretamente por satélite, possibilitando uma informação rápida e com mais qualidade. Vamos instalar o equipamento no Departamento de Inteligância das polícias Civil e Militar’. observou, acrescentando que essas medidas estão fortalecendo o Governo paulista na luta para desmantelar o PCC.

Outra novidade é o estreitamento nas relações internacionais na área de segurança. ‘Ontem (sexta-feira), foi fechado um acordo com o FBI e o Governo americano para que a Polícia de Miami ofereça treinamento para os policiais paulistas com técnicas de infiltração. Também foi acertada uma parceria com a polícia italiana para troca de informações’, informou o secretário.

Rogério Vaquero / Macedo Júnior