Secretaria da Segurança Pública forma 3.500 jovens no PROERD em solenidade no Ginásio do Ibirapuera

Evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 28

sex, 29/11/2002 - 16h04 | Do Portal do Governo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Estado de São Paulo formou nesta quinta-feira (28/11), no Ginásio do Ibirapuera, 3.500 crianças.

O evento contou com a presença da primeira dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckim, do Secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, do Secretário Adjunto, Marcelo Martins de Oliveira e do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, Cel. Alberto Silveira Rodrigues, entre outros convidados.

A formatura, comandada pelo 18º Batalhão da Polícia Militar da zona norte da cidade, apresentou, além da solenidade de entrega de diplomas às escolas participantes do programa, uma série de atrações para a criançada. Algumas delas que apresentaram as melhores redações relacionadas à resistência às drogas e à violência foram premiadas.

O Proerd tem por objetivo fazer com que as crianças e adolescentes resistam às drogas, reforçando nelas a auto-estima e os valores éticos da vida.

Carolina Nunes Souza, 10 anos, foi uma das vencedoras com a redação ‘Como viver saudável sem usar drogas’. Segundo ela, o programa ensinou que os amigos de verdade nunca lhe oferecerão drogas. ‘É melhor ir ao cinema, passear e procurar os amigos verdadeiros do que seguir o caminho das drogas’, disse a estudante da 4ª série, da Escola Matilde Soares Macedo.

Já Mario Wanderlei Marques Júnior, 10 anos, estudante da 4a série da Escola Eugelina Madureira, no bairro do Limão, aprendeu que usar droga é ruim. ‘Nunca vou aceitar drogas de ninguém’, disse convicto.

Para Luan dos Santos Nascimento, 12 anos, o programa apresentou detalhes sobre às drogas que ele não sabia. ‘Hoje sei me defender das drogas. Fiz um juramento e vou segui-lo até o fim’.

Desde 1993, quanto o programa foi implantado em todo o Estado de São Paulo numa parceria com a D.A.R.E. (Drug Abuse Resistense Education) do Departamento de Polícia de Los Angeles, o Proerd já formou mais de 1,3 milhão de crianças, que assumiram o compromisso de resistir às drogas e à violência.

Apenas no primeiro semestre deste ano 186 mil jovens já foram atendidos pelo Proerd. A expectativa é que sejam formados até o final do ano 350 mil crianças. Até hoje, 3.100 escolas do Estado já foram beneficiadas.

O Proerd pode ser aplicado em escolas públicas e privadas e é desenvolvido em 17 lições, ministradas uma vez por semana em salas de aula, durante um semestre letivo. Os policiais fardados, porém desarmados, ministram palestras aos estudantes com o auxílio de uma cartilha própria, onde são enfocados temas como saúde, cultivo da felicidade, cidadania, violência, direitos e deveres, maneiras de recusar as pressões dos colegas, conseqüências do uso de drogas, influência da propaganda, alternativas positivas e riscos. Durante o curso, são realizadas reuniões com professores e pais de alunos, para a maior conscientização e importância do programa.

A presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckim, parabenizou a todos pelo programa e se emocionou com a aplicação dos alunos. ‘É fundamental que esse trabalho de combate às drogas seja feito dentro das escolas’.

Mara Cruz, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança