Secretaria da Segurança informa dados da megaoperação realizada nesta quinta-feira

Foram presos 18 integrantes do PCC e três advogados dos criminosos

qui, 23/05/2002 - 17h44 | Do Portal do Governo


Após a megaoperação realizada nesta quinta-feira, dia 23, pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, 18 dos 59 integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que estavam com prisão decretada pela Justiça, foram presos.

Entre eles foram detidos líderes da organização criminosa e três advogados. Outros 23 foram presos nos últimos cinco meses. Com isso sobe para 41 o números de criminosos do PCC presos desde o começo do ano, de um organograma feito pela Polícia que identificou 59 bandidos.

Destes 41 presos, 23 serão transferidos o mais breve possível para a Penitenciária de Segurança Máxima de Presidente Bernardes e 2 para a Penitenciária de Segurança Máxima de Taubaté.

Na megaoperação também foram invadidos simultaneamente 16 presídios por homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar onde foram aprendidos 159 celulares, 72 carregadores, 33 baterias, 98 papelotes de cocaína, 309 trouxas de maconha, 12 pedras de crack, 498 estiletes e 44 facas.

Paralelamente, a Polícia Cívil conseguiu desmantelar 32 centrais telefônicas localizadas na Capital e Grande São Paulo, após grampear quase 470 horas de gravação entre os criminosos o que resultou num mapeamento das ações do PCC na Capital, Interior e até em outros estados.

O balanço foi dado agora à tarde da sede do Departamento de Investigação sobre Crime Organizado (DEIC) em entrevista coletiva do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu, do comandante geral da PM, coronel Alberto Silveira Rodrigues, do delegado geral da Polícia Civil Marco Antonio Desgualdo, do diretor do DEIC, Godofredo Bittencourt, e do secretário adjunto de Administração Penitenciária, José Rolim Neto.

‘Desde janeiro deste ano, as duas Polícias começaram a mapear mais intensivamente as ações do PCC e chegamos a um organograma que hoje resultou do Dia D, quando foi realizada a grande operação para demantelamento dessa organização’, explicou o secretário Saulo de Castro.

Ele informou ainda que nesta sexta-feira, dia 24, irá se reunir com o ministo da Justiça, Miguel Reale Júnior, para discutir uma força tarefa entre as Polícias e o Poder Judiciário no desmantelamento do PCC em outros estados, principalmente no Rio de Janeiro.

A operação foi realizada das 7h às 13 horas envolvendo 1.200 homens da PM. O número de policiais civis que participaram da operação não foi revelado por questões estratégicas. A atuação da Administração Penitenciária foi feita em outros 65 unidades prisionais do Estado por agentes penitenciários.

Gislene Lima / Carlos A. Prado