Secretaria da Segurança cria Comissão de Assessoramento da Polícia Comunitária

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sex, 17/08/2001 - 13h23 | Do Portal do Governo

A Delegacia Geral de Polícia, órgão subordinado à Secretaria da Segurança Pública, criou a Comissão de Assessoramento de Assuntos de Polícia Comunitária no âmbito da Polícia Civil. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 15.

O objetivo da comissão é discutir e apresentar propostas relativas ao aperfeiçoamento, implementação e aperfeiçoamento da atuação da Polícia Civil nas atividades de Polícia Comunitária.

O policiamento comunitário é desenvolvido prioritariamente por policiais militares, que mantêm uma relação interativa com os moradores das comunidades onde estão localizadas, servindo de referência para a melhoria constante dos padrões do serviço de segurança pública.

Dentro dos critérios de integração das duas polícias, a comissão vai procurar caminhos para tornar mais efetiva a participação da Polícia Civil no policiamento comunitário.

Atualmente existem 244 bases comunitárias fixas no Estado, sendo 49 na Capital, 37 na Região Metropolitana e 158 no Interior. Elas são compostas por 7.305 policiais militares e beneficiam uma população de aproximadamente 12,4 milhões de pessoas. A frota de bases comunitárias móveis conta com 201 unidades, sendo 86 na Capital, 51 na Região Metropolitana de São Paulo e 64 no Interior.

Integram a comissão os delegados: Edison Genovese, Renato Sansone Rodrigues, Pedro Tonelli, Luís Fernando Camargo de Cunha Lima, Wagner Pereira, Renato Rossi, Miriam Pereira Batista e Feres Cury Karam.