Secretaria da Saúde se mobiliza para campanha contra a Gripe

nd

seg, 31/03/2003 - 11h15 | Do Portal do Governo

Secretaria Estadual da Saúde


A Secretaria Estadual da Saúde promoveu nesta segunda-feira, 31 de março, a primeira reunião do comitê de mobilização para a campanha de vacinação do idoso.

A Campanha de Vacinação contra Gripe será aberta no próximo dia 12 de abril e vai até o dia 30. Ela é destinada para pessoas com 60 anos ou mais e estará disponível nos Postos de Saúde do Estado de São Paulo. Também serão oferecidas vacinas contra difteria e tétano para todos os idosos ainda não vacinados.

O comitê de mobilização conta com órgãos públicos, ongs, iniciativa privada e entidades de classe. ‘Fiquei muito satisfeito em ver que as pessoas estão se mobilizando. O percentual de idosos vacinados está caindo. Precisamos reverter esse quadro. No ano passado, fizemos muita coisa, mas precisamos fazer ainda mais. A união de esforços é a melhor saída’, afirmou o secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde Oswaldo Yoshimi Tanaka

A doença

A gripe é uma doença muito contagiosa causada pelo vírus Influenza e transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias respiratórias. E, nos idosos é mais freqüente a ocorrência de complicações como pneumonia, o que ocasiona maiores taxa de hospitalização e mortalidade.

A vacina diminui o risco de gripe em 90% dos casos e não faz mal nenhum. Algumas pessoas podem apresentar dor leve e pequena vermelhidão no local da aplicação. Em raras ocasiões pode ocorrer febre baixa, mal estar e dor no corpo, mas esses sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas.

‘A vacina é bastante segura. Ela diminui as complicações causadas pela gripe, as internações e também as mortes, além de promover o envelhecimento saudável’, disse Clélia Maria Aranda, médica e diretora da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Sanitária.

Mais informações: Secretaria da Saúde 3085-8090/3082-2875