Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania tem novo chefe de gabinete

Cláudio Tucci Júnior assume no lugar de Marco Antônio Benetton

qua, 29/01/2003 - 14h00 | Do Portal do Governo

O advogado Cláudio Tucci Júnior, 29 anos, é o mais novo chefe de gabinete que a Secretaria de Estado da Justiça teve nos seus 112 anos de existência. Ele assumiu no lugar de Marco Antônio Benetton, hoje secretário municipal de Cidadania da Prefeitura de Sorocaba.

Bacharel em Direito pela Universidade Paulista, Tucci é pós-graduado em Direito Penal, pelo Centro de Pesquisa, e em Direito, pela Universidade Metropolitanas Unidas (UniFMU). Também faz mestrado em Direito na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), com área de concentração em Direito do Estado.

Com currículo brilhante e experiência atestada, o advogado já foi chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Justiça, na gestão do ministro Miguel Reale Júnior (2002), e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, na gestão do ministro José Carlos Dias (1999), ambas subordinadas ao Ministério da Justiça. No âmbito estadual, foi assessor técnico de gabinete da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, no período de janeiro a setembro de 2000.

Pesquisador do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente, (ILANUD), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), Tucci também é membro fundador do Instituto Latino-Americano de Direitos Humanos (ILADH), criado com a finalidade de proporcionar o tratamento adequado ao delinqüente, bem como a observância e fiscalização das normas estipuladas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Na Escola Superior da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo Tucci é professor convidado das cadeiras de Direito Penal, Direitos Humanos, Lei de Execução Penal, Sociologia do Direito, Filosofia do Direito, Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional, onde vem ministrando aulas nos cursos de formação técnica de Agente de Segurança Penitenciário e de Escolta e Guarda de Muralha. Além disso, ministra palestra sobre ‘Penas Alternativas’ aos novos diretores das Unidades Prisionais.

Representou o Governo brasileiro no Congresso Internacional das Nações Unidas para a discussão do Sistema Penitenciário, Legislação Penal, Políticas de Segurança Pública e Penitenciária da América Central e do Sul, realizado na Costa Rica, no ano passado.

Além disso, o novo chefe de gabinete é autor de artigos e comentários sobre Penas Alternativas, Sistema Penitenciário, Sistema Penitenciário e Alternativas ao Tratamento do Menor Infrator, entre outros, publicados em revistas e jornais especializados, como a do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania