Secretaria da Educação vai oferecer estágio a dois mil adolescentes da Febem

Jovens terão acesso a cursos profissionalizante oferecidos por parceiros da sociedade civil

qui, 27/03/2003 - 13h49 | Do Portal do Governo


Adolescentes em conflito com a lei, que estão na Febem ou em liberdade assistida, terão acesso a cursos profissionalizantes e oportunidades de estágio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 27, durante a abertura do Fórum Febem e Sociedade, que discutiu formas de participação de todos os segmentos da sociedade civil no atendimento e recuperação de jovens em conflito com a lei. “Acredito que não tem ninguém com uma fórmula mágica no bolso para resolver problemas. Isso é resolvido com a participação de todos, estabelecendo parcerias, estimulando a sociedade civil organizada, o trabalho voluntário, agindo preventivamente e trabalhando com a juventude. Esse é o caminho para se construir uma sociedade melhor”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

A Secretaria da Educação está terminando de formatar um programa para oferecer estágio a dois mil adolescentes internados na Febem. Os jovens deverão atuar, por um ano, como monitores de escolas públicas em laboratórios de informática e bibliotecas. Para isso, passarão por um curso profissionalizante disponibilizado pela Fundação Bradesco, parceira da Febem. “Dos 5.600 internos, já temos um programa de empregabilidade para dois mil adolescentes no próprio Governo. A contratação desses jovens já foi autorizada pelo governador”, explicou o secretário da Educação, Gabriel Chalita. O objetivo do programa, de acordo com o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira Costa, é recuperar os jovens e evitar a reincidência. De acordo com o secretário, 70% dos internos foram privados de liberdade por pequenos roubos ou furtos.

“São dois mil jovens com curso profissionalizante e emprego imediato. É uma primeira oportunidade. São duas mil histórias que começamos a mudar. Mas não é só isso. A gente precisa contar com bancos, organizações, empresas e outras entidades, que olhem para esses adolescentes e acreditem neles”, destacou Chalita, convidando empresas da sociedade civil a participar da parceria oferecendo estágio aos jovens em conflito com a lei.

Atendendo ao convite do secretário, o empresário Roberto Raviolli ofereceu estágio para cinco adolescentes em seu restaurante. “Cinco jovens poderão começar a desfrutar daquilo que sem dúvida será uma profissão. Em muito pouco tempo teremos padeiros, pizzaiolos e cozinheiros”, afirmou.

“A Febem está no lugar certo: na Educação. Nossa tarefa é educar. Esse é o grande desafio. O problema não é só do Governo e da Febem, mas do conjunto da sociedade. O caminho é procurar motivar, estimular novos parceiros que possam nos ajudar nessa tarefa”, afirmou o governador, que elogiou a iniciativa de abrir duas mil vagas para estágio dos adolescentes.

Alckmin também ressaltou que a privação de liberdade deveria ser aplicada apenas para os casos que oferecem risco à sociedade e que o caminho é a liberdade assistida em parceria com o Governo e a sociedade civil. Atualmente, a Febem conta com mais de 5.600 jovens internados e a previsão é que no mês de maio atinja seis mil adolescentes em privação de liberdade. “Estamos fazendo um levantamento dos 27 estados brasileiros. Há uma desproporção absurda entre a população jovem e o número de adolescentes em privação de liberdade. É evidente que a privação da liberdade é para casos graves. Há outras formas de educarmos. É educar para o trabalho e proporcionar melhores soluções e melhores condições para esses jovens”, enfatizou.

Cíntia Cury