Secretaria da Cultura lança site dedicado à leitura

Evento foi realizado no gabinete do governador, no Edifício Cidade, região central

qua, 04/02/2004 - 18h02 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin lançou oficialmente na tarde desta quarta-feira, dia 4, em seu gabinete no Edifício Cidade, no centro da capital, o site www.leialivro.com.br, programa da Secretaria da Cultura. “É mais uma iniciativa para estimular a leitura no Estado de São Paulo, dentro do programa “São Paulo: Um Estado de Leitores”, disse o governador.

Segundo Alckmin, há um esforço, por meio da Secretaria estadual da Cultura, para que todos os 645 municípios tenham a sua biblioteca em parceria com as prefeituras. “Acho que quanto mais cedo estimularmos as crianças para a leitura, melhor, porque ajuda na escola, amplia a visão do mundo e melhora a relação da pessoa com a sociedade e consigo próprio”, disse o governador. Ele informou que já leu no site as dicas disponíveis do escritor Ignácio de Loyola Brandão e deu sua mensagem de boas-vindas aos internautas.

A secretária da Cultura, Cláudia Costin, disse que, até junho, pretende zerar o número de municípios que não contam com as bibliotecas. Ela destacou que o site ‘é um espaço público desenvolvido para pessoas interessadas em conversar sobre livros e temas afins”. E acrescentou que o portal é ‘praticamente’ sem censura e dá oportunidade para a formação de novos escritores. ‘O internauta poderá dar a sua própria sugestão de leitura, ficar por dentro de todos os eventos literários e ainda públicar seus próprios textos’, informou.

Segundo o coordenador do programa e idealizador do site, José Luiz Goldfarb, o objetivo é formar comunidades de leitores, “onde as pessoas possam interagir, se informar das novas ações para difundir a leitura e depois sair do mundo virtual para o real participando dessas ações e se tornando multiplicadores”.

Durante o lançamento, Alckmin recebeu a visita do presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Oswaldo Siciliano, que entregou ao governador o convite para a Bienal Internacional do Livro. A mostra será realizada na Capital a partir do dia 15 de abril, no Centro de Convenções Imigrantes.

Siciliano parabenizou o Governo de São Paulo por mais esta iniciativa. “Sem dúvida nenhuma, o site irá intensificar a livre troca de informações sobre leitura e literatura. É com instrumentos como esse que conseguiremos promover o aumento do hábito de leitura nas pessoas.”

Alckmin encerrou o evento destacando o acesso à cultura e à educação por meio dos programas Infocentros e a construção das nove Fábricas de Cultura na Capital, em distritos onde o Índice de Vulnerabilidade Infanto-Juvenil é maior.

Também participaram do evento, o presidente do Conselho Paulista de Leitura, José Mindlin; o vice-presidente da CBL, Marino Lobelo; o presidente do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, José Renato Nalini; e os escritores Ignácio de Loyola Brandão, Tatiana Belinky, Ana Maria Martins, Paulo Bonfim e Marisa Lajolo.

Bienal

A próxima Bienal Internacional do Livro de São Paulo será um presente do setor editorial pelos 450 anos de São Paulo e para todo o Brasil. Segundo Siciliano, serão 45 mil metros quadrados dedicados ao universo dos livros com diversos lançamentos, eventos culturais e encontros de escritores nacionais e estrangeiros. A Bienal também contará com um estande do livro da Secretaria da Cultura do Estado.

“Vamos transformar o Centro de Exposições Imigrantes em uma área totalmente dedicada ao exercício do pensamento em toda as suas manifestações”, concluiu Siciliano.

Lilian Santos / Macedo Júnior