Secretaria da Cultura comemora aniversário da cidade com programação variada

Confira a programação completa

qua, 15/01/2003 - 12h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura preparou uma série de atividades gratuitas para os paulistanos comemorarem os 449 anos da cidade, no dia 25. Haverá museus abertos, shows, desfiles de carros antigos, palhaços, marionetes, contadores de histórias e realejo. Também está prevista a inauguração de seis exposições na Pinacoteca do Estado.

Às 11 horas, o palco da Sala São Paulo recebe a Big Band Tom Jobim, regida por Roberto Sion. No mesmo local, às 16 horas, a apresentação da Banda Sinfônica Jovem do Estado, regida pela maestrina Mônica Giardini. No programa, Sinfonia Paulistana – Retrato de uma Cidade, obra de Billy Blanco, com quatro solistas.

A tradicional Corrida Maluca, com personagens que fizeram sucesso no desenho animado da televisão, como Penélope Charmosa e Dick Vigarista, sai às 12 horas da Praça Júlio Prestes, na Luz. Irá percorrer dezenas de ruas da Capital, incluindo paradas no Memorial do Imigrante e Bar do Democrata (Tatuapé). No final da tarde, retorna ao local de saída. Aproximadamente 40 carros estilizados participam da brincadeira.

A Júlio Prestes será palco ainda de atividades musicais e danças. À tarde irão apresentar-se os Cabeções de Santana do Parnaíba, Banda de Piracaia, Ultima Chance (grupo de rap), Ballet Afro II, e integrantes da Escola de Samba Camisa Verde e Branco.

A Pinacoteca do Estado inaugura as exposições Uma Visão Baiana, de José Morea; Entre o Céu e o Mar, fotografias de Rogério Medeiros; Benditos Frutos, do fotógrafo Rafael Costa; Arqueografia de uma Paisagem, de Renato De Cara; lançamento do livro Leonídia, a Musa Infeliz do Poeta Castro Alves, de Myriam Fraga; e a instalação do artista italiano Mario Merz.

Os museus de portas abertas aos visitantes são os de Arte Sacra, do Imaginário, Memorial do Imigrante, Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas, Paço das Artes e o Arquivo do Estado.

O Memorial do Imigrante mostra a terceira versão da exposição São Paulo nas Lentes de Maurício Cardim. Fotógrafo profissional, baiano de origem e paulistano por adoção, retrata detalhes da metrópole aniversariante. O público poderá ver o trabalho até 23 de fevereiro.

Ainda no Memorial, o 5º Encontro de Automóveis Antigos e Raros, com modelos do início do século 20. Às 20 horas, no Theatro São Pedro, será lançado o CD da Orquestra Paulistana de Viola Caipira.

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

A.M.