Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social participa de reunião em Campinas

No encontro, foram detalhadas as parcerias com o município na área social

qui, 21/07/2005 - 17h14 | Do Portal do Governo

A secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, participou de uma reunião na última quarta-feira, dia 20, na sede da Prefeitura Municipal de Campinas, representando o governador Geraldo Alckmin, como articuladora das ações preventivas pedagógicas que serão implantadas na cidade.

Serão implantados o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e duas unidades para receber adolescentes infratores da Febem. Estas unidades terão um modelo diferenciado, com uma casa escola para 40 jovens em cada uma delas. Haverá laboratório de informática, biblioteca, quadra de esportes, sala de televisão, sala de alimentação e quartos. ‘O novo método de abrigo mantém os jovens internados, mas estará voltado para atividades que promovam a sua ressocialização’, disse Maria Helena.

As duas unidades serão construídas em terreno na Estrada dos Amarais, cedido pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

O NAI fará também um trabalho de ressocialização com 20 jovens em sentença tutelar, com oficinas culturais e hortas comunitárias. Já existe um modelo em São Carlos e outro sendo construído em Americana. A medida cumpre a determinação do Estatuto do Jovem e do Adolescente (ECA), de que os jovens internos fiquem próximos de suas famílias.

Também participaram da reunião o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT); secretários municipais e representantes estaduais das secretarias de Esporte, Saúde, Justiça, Cultura e Assistência e Desenvolvimento Social.

Maria Helena disse que um novo projeto poderá ser feito em parceria com a prefeitura de Campinas, a Casa Abrigo da Adolescente para 15 meninas. O projeto será levado para o governador Geraldo Alckmin.

Também foram anunciadas outras ações preventivas, como o projeto Guri, para 80 jovens aprenderem a tocar um instrumento musical, e a recuperação de 14 praças de Esporte.

As famílias também serão incluídas nos programas sociais Renda Cidadã e ao Ação Jovem. Estes programas benefíciam famílias em situação de risco social, com apoio financeiro de R$60,00 e jovens de baixa renda que estão fora da escola.

Assessoria de Imprensa Seads: Marilia Balbi