Secretaria da Agricultura promove participação de produtores no programa Vivaleite

nd

sex, 21/09/2001 - 18h16 | Do Portal do Governo

Desde que foi criado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, há oito anos, o programa VivaLeite está beneficiando 700 mil crianças em todo o Estado. O projeto atende famílias com renda mensal de até 2 salários mínimos, que recebem 15 litros de leite por mês para cada uma de suas crianças de 6 meses a 6 anos de idade.

São 10 milhões de litros por mês de leite fluido pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3% e enriquecido com ferro e vitaminas, tanto para as crianças quanto para os 30 mil idosos incluídos no programa a partir de agosto de 2000.

A distribuição desses 10 milhões do produto pelos mais distantes pontos do Estado requer uma operação bastante complexa, feita em parceria com entidades da comunidade. Estão credenciadas na Capital cerca de 2,3 mil associações comunitárias ou órgãos públicos estaduais e, na Grande São Paulo, perto de mil entidades. No Interior do Estado, a Secretaria celebra convênios com as Prefeituras. Os credenciamentos são feitos pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio – Codeagro, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pelo programa.

Melhorar cada vez mais o sistema de distribuição é uma das metas da Secretaria para que o VivaLeite funcione cada vez melhor. Para isso, quanto maior o número de empresas que fornecem o produto, maior a chance de que o leite a ser distribuído esteja mais perto do público a ser atingido.

A Secretaria compra o produto por meio de concorrência pública, pelo sistema de menor preço. Participam empresas de grande, médio e pequeno porte, cooperativas, mini-usinas, etc. O governo absorve de 8% a 10% da produção total de leite do Estado de São Paulo, incentivando o setor leiteiro e contribuindo para a abertura de novos empregos no campo.

São adquiridos aproximadamente 120 milhões de litros de leite por ano, sendo destinados 5,8 milhões por mês para a Capital e para os 38 municípios da Grande São Paulo. Do total, 4,2 milhões por mês vão para os demais 606 municípios do Interior.

Quanto maior o número de empresas concorrentes, melhor a distribuição geográfica do leite, maior o número de bacias leiteiras do Estado envolvidas e consequentemente, mais produtores podem escoar sua produção. Quem ganha mais, no entanto, é a população, que ao ser atendida por produtores locais, tem o produto na mesa com mais rapidez e eficiência.

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por meio da Codeagro, está distribuindo em todo o Estado cartilhas com os requisitos e documentos necessários para as empresas participarem das licitações. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (XX11) 5073 7060, 5073 7739 e 5073 1210.