Secretaria da Agricultura participa da 10ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne

Evento será aberto nesta terça-feira, dia 15, às 11 horas

ter, 15/06/2004 - 10h32 | Do Portal do Governo

Será aberta às 11 horas desta terça-feira, dia 15, a 10ª Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne) no Centro de Exposições Imigrantes, com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira. A feira vai até o dia 19 e durante o período acontecem também a 10ª Exposição Nacional das Raças Bovinas de Corte e o Congresso Internacional Feicorte.

A feira deve reunir mais de 3.000 animais de 20 raças bovinas de 400 criadores e a expectativa é que devam passar pelo Centro de Exposições cerca de 35 mil visitantes, entre empresários, pesquisadores, universitários, profissionais do setor, pecuaristas, importadores, exportadores e comerciantes de 50 países.

Considerado o maior evento em recinto fechado do país e um dos mais importantes do setor, a Feicorte terá neste ano 20 leilões. Em 2003 foram 12. Além do Encontro Nacional do Nelore-Mocho, estão previstas nove exposições nacionais e nos dias 15 e 16 acontece o Congresso Internacional, que irá reunir palestrantes brasileiros e internacionais para debater saúde e bem-estar animal, rastreabilidade, composição da carcaça bovina e a crise da “vaca louca” no Canadá.

No estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo estarão sendo expostos a cana forrageira, desenvolvida pelo IAC-APTA (Instituto Agronômico, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e o IZ –APTA (Instituto de Zootecnia) levará aos visitantes as tecnologias geradas pelas pesquisas científicas na bovinocultura de corte, principalmente nas áreas de nutrição e alimentação animal (forragens e pastagens), ambiência e manejo, melhoramento genético e reprodução e avaliação de carcaça. A CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária) estará emitindo guias de trânsito animal anexo ao estande, além de divulgar campanhas de sanidade animal.

Para o secretário, graças a eventos como a Feicorte, uma vitrine do que há de mais avançado para o setor, o Brasil está entre os maiores exportadores de carne, com destaque para São Paulo, que embarca para o exterior 71% da carne brasileira.