Secretaria da Agricultura inicia campanha de vacinação contra febre aftosa e raiva

Produtores deverão vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades

qui, 01/05/2003 - 15h11 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Comunicação da SAA


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lança nesta quinta-feira, dia 1º, na Agrishow 2003, a campanha de vacinação contra a febre aftosa e raiva, sob responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (Adaesp). A Agrishow – feira de agronegócios – está sendo realizada em Ribeirão Preto e vai até dia 3.

Bovinos e bubalinos de todas as idades deverão ser vacinados. A Adaesp informa que, na campanha de 2002, o índice de vacinação contra a aftosa foi de 99,39% do total de rebanho paulista, o que registra 14 milhões de cabeças. A segunda fase da vacinação ocorrerá no mês de novembro.

Deverão receber a vacina contra a raiva todos os bovinos, bubalinos, caprinos, eqüídeos e ovinos dos municípios das 18 regionais do Estado de São Paulo: Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba. No ano passado, o índice de vacinação contra a raiva foi de 98,03%, de um total de 3.893.280 milhões de cabeças.

SP é considerado zona livre de febre aftosa

Os criadores que deixarem de vacinar seus animais durante a campanha obrigatória serão punidos com multas, e obrigados a aplicar a vacina em seus animais.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, disse que Estado de São Paulo é zona livre de várias doenças, graças a um trabalho sério e contínuo de vacinação animal. ‘A Organização Internacional de Epizootias (OIE) considera São Paulo zona livre de febre aftosa. E, há sete anos não há registro de nenhum foco da doença.’

O controle dessa epidemia no território nacional é um dos fatores que explicam o aumento das exportações brasileiras de carne bovina. Em 2002, somente São Paulo obteve receita de US$ 827,6 milhões; um crescimento de 30,5% sobre o resultado de 2001, que foi de US$ 634,2 milhões. Esse resultado corresponde a 71% das exportações totais do País.

Serviço: Informações a respeito dos postos de vacinação podem ser obtidas na Agência de Defesa Agropecuária pelo telefone (19) 3241-0299.

(LRK)