Secretaria da Agricultura entrega Selo de Qualidade para torrefadoras

Entrega será nesta quinta-feira, dia 5, em Santos

qui, 05/12/2002 - 13h00 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 5, às 16 horas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) a entregará a duas empresas de café o Selo de Qualidade Produto de São Paulo. As marcas Ituano e Coopinhal passaram por auditoria realizada pela Fundação Vanzolini e a prova de pureza feita pelo Grupo de Avaliação do Café (GAC), do Sindicafé. As duas torrefadoras receberão o selo para a versão Expresso Gourmet, torrado em grão,

Com isso, serão certificadas três empresas paulistas. O primeiro café a receber o Selo de Qualidade Produto de São Paulo foi o Canecão, de Campinas. Atualmente várias torrefadoras do Estado de São Paulo estão em processo de avaliação para certificação.

Os selos para as duas torrefadoras serão entregues durante a premiação do 1º Concurso de Qualidade do Café de São Paulo, no Museu dos Cafés Brasileiros, em Santos.

Café Coopinhal

A torrefadora Coopinhal foi fundada em maio de 2002, com a intenção de melhorar o faturamento dos produtores filiados a cooperativa. Produz 1.500 quilos de cafés por mês, atinge o mercado da região de Espírito Santo do Pinhal e comercializa para alguns empórios de São Paulo. A meta da empresa agora é estender a área de atuação para as cafeterias, hotéis, empórios e restaurantes de São Paulo.

Café Ituano

Fundado por Mário Chierighini, em dezembro de 1958, o Café Ituano, da Gazzola Chierighini Alimentos teve, durante quase todas a sua existência, características de uma empresa familiar. Recentemente passou por uma reforma societária e por uma modernização. Produz, mensalmente, 150 toneladas de cafés Expresso Gourmet, Superior e Tradicional. A produção do Expresso Gourmet, que recebeu o selo, é de 22,5 toneladas, o que representa 15% do total produzido pela empresa. a produção é comercializada exclusivamente para as cafeterias, hotéis e restaurantes de São Paulo.

Data: Quinta-feira, dia 5 de dezembro de 2002
Horário: 16h00
Local: Museu dos Cafés do Brasil – Rua XV de novembro, nº 95, Centro – Santos-SP

Da Secretaria da Agricultura

A.R.