Secretaria da Agricultura e Sebrae assinam convênio para estímulo ao agronegócio familiar

Será na próxima segunda-feira, dia 15, em Araraquara

qua, 10/09/2003 - 14h02 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e o diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, assinam nesta segunda-feira, dia 15, às 14 horas, em Araraquara, convênio para o desenvolvimento do SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) na região. Também assina o documento a Uniata – Cooperativa Central de Técnicos Agropecuários e Afins do Estado de São Paulo.

O valor total do convênio é de cerca de R$ 300 mil. O objetivo do programa é transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural, melhorando as condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos. Para isso, o produtor rural recebe assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, desde a compra de insumos e o plantio até a comercialização do produto.

A assessoria é feita por técnicos terceirizados pelo Sebrae e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ligada à secretaria. Na região, o SAI irá atender os municípios de Araraquara, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Matão, Motuca, Nova Europa, Ribeirão Bonito, São Carlos, Tabatinga, Trabiju, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão e Ibaté.

Para o secretário Duarte Nogueira, o programa estimula a agregação de valores aos produtos, a geração de emprego e renda. “O Sebrae é nosso parceiro nesse trabalho de orientação principalmente ao agricultor familiar, oferecendo a ele um conjunto de informações importantes para o seu crescimento”, disse o secretário.

Nos últimos dois anos, o programa alcançou resultados importantes na região de Araraquara, como a formação de quatro associações: Associação dos Produtos de Hortifrutigranjeiros de Dourado e Região, a Associação Paulista dos Produtores de Mudas Cítricas (Citromudas), em São Carlos, Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Regenerativa na Região de Araraquara, com um grupo de produtores orgânicos, e a Associação de Produtores de leite da Região de Boa Esperança do Sul.

Data: Segunda-feira, 15 de setembro de 2003
Horário: 14 horas
Local: Sesc-Araraquara – Rua Castro Alves, 1315 – Bairro Quitandinha – Araraquara/SP

(LRK)