Secretaria da Agricultura do Estado apresenta nova variedade de uva

nd

seg, 10/12/2001 - 11h43 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 12, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), vai apresentar a primeira variedade de uva de mesa genuinamente nacional: a ‘IAC Juliana‘.

As primeiras pesquisas que resultaram na IAC Juliana começaram a ser desenvolvidas em 1983 pelo Instituto Agronômico da SAA. Depois de vários cruzamentos entre as espécies Niágara (originária dos Estados Unidos) e Itália (originária da Europa), surgiu esta nova uva com sabor moscatel e alta produtividade. Enquanto cada planta da Niágara produz 2,3 quilos, a IAC Juliana pode chegar a 4,3 quilos.

O produtor interessado em cultivar a nova variedade poderá adquirir mudas na Estação Experimental de Jundiaí. O cultivo é igual ao da Niágara, que tem forte concentração nas regiões de Campinas, Itapetininga, Sorocaba e Bragança Paulista. Na safra 2000/2001 foram colhidas 104,8 mil toneladas de uva, o que representou um aumento de 10,4% em relação à safra anterior.

Com a nova modalidade, a viticultura paulista amplia a capacidade de absorção de mão-de-obra, eleva a distribuição de renda e contribui para a melhoria da qualidade de vida no Estado. As primeiras uvas do tipo IAC Juliana devem chegar à mesa do consumidor no verão de 2003.

O Instituto Agronômico é uma das seis instituições da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta) da SAA.