Seads: Secretaria participa da inauguração do Projeto Natal 2004

Entidades sociais apresentam seus produtos na Mostra de Arte do Conjunto Nacional

seg, 29/11/2004 - 19h41 | Do Portal do Governo

Neste domingo, dia 28, o vice-governador Claudio Lembo e a secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, participaram da abertura do Natal 2004 no Conjunto Nacional, que tem o apoio da Agência de Desenvolvimento Social (ADS), vinculada à Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS). Seis instituições, que mantém vínculos com a secretaria através de empréstimos ou desenvolvimento de plano de negócios, vão expor seus trabalhos artesanais, em espaço gratuito, na tradicional Mostra de Arte do Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073, piso térreo. A exposição será realizada também nos três primeiros domingos de dezembro, dias 5,12 e 19, das 10h às 19 horas, com apresentações artísticas, às 11h e 16 horas, promovida por entidades conveniadas à Seads.

Na cerimônia de abertura houve a apresentação da orquestra e coral do Projeto Guri, pólo Dom Bosco, com mais de 100 integrantes. Foi inaugurada também a ornamentação natalina do Conjunto Nacional, elaborada pela Cooperaacs, uma cooperativa de ex-abrigados, com projeto e supervisão do cenógrafo Sílvio Galvão. Em um breve discurso, a síndica do Conjunto Nacional, Vilma Peranesi, agradeceu a presença do vice-governador Claudio Lembo, da secretária Maria Helena, do Padre Rosalvino e membros do pólo Dom Bosco do Projeto Guri, bem como a todos os visitantes, afirmando que este é o quarto ano em que a decoração natalina do Conjunto Nacional apresenta a produção artística com material reciclado. ‘Nossos artistas são ex-moradores de albergues, que a partir daquilo que a sociedade considera como lixo, conseguem produzir arte. Nossa proposta é valorizar as pessoas, recuperando o verdadeiro espírito do Natal’.

O objetivo dos projetos da Agência de Desenvolvimento Social é gerar renda, promovendo eventos que permitam a divulgação e comercialização dos produtos elaborados pelas ONGs e organizações sociais vinculadas à Seads.

Pela primeira vez, as instituições Empório Social (Senac), A Associação Lua Nova, Fraternidade Universal Projeto Curumim, Cosmética Beleza e Cidadania, Comunidade Kolping Nova Carapicuíba e a Cooperativa de Artesanato de Design – Cadesp, participarão da tradicional Mostra de Arte no Conjunto Nacional.

Assim como ocorreu no último dia 28, nos três primeiros domingos de dezembro as entidades farão a exposição de seus produtos como agendas e materiais de escritório confeccionados com material reciclável, patchwork, moda customizada, almofadas de tecido e couro, cestas feitas com fibra de bananeira, bonecas de pano e cosméticos.

O Projeto Natal 2004 é o terceiro trabalho da ADS, que viabiliza espaço em grandes feiras e mostras de arte, para permitir a comercialização e geração de renda nas comunidades vulneráveis.