Seads: Secretaria lança projeto ‘Cidadão do Presente’

Finalidade é incluir famílias beneficiadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

sex, 15/08/2003 - 13h32 | Do Portal do Governo

O projeto “Cidadão do Presente” foi lançado nesta quinta-feira, 14, na sede da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads, em São Paulo. Trata-se de um projeto de geração de renda que integra os esforços dos três níveis de Governo para a erradicação do trabalho infantil e o enfrentamento à pobreza nos municípios. Sua finalidade é incluir famílias beneficiadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti em um processo educativo de desenvolvimento pessoal e de capacitação em desenvolvimento organizacional que os habilite a criar e gerir empreendimentos rentáveis.

Financiado pelos governos federal e estadual, e desenvolvido pela Seads em conjunto com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho – Sert, o projeto “Cidadão do Presente” será implantado em 12 municípios do Vale do Ribeira, que participam do Peti: Apiaí, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Grande e Sete Barras.

Durante o lançamento do projeto, os prefeitos e os secretários estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, e de Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, firmaram um Termo de Cooperação para capacitar 1.223 representantes de famílias beneficiadas pelo Peti.

O projeto prevê uma fase de prospecção, onde serão identificadas as vocações econômicas locais, seguida da realização de Laboratórios Organizacionais Dirigidos – LODs, com membros das famílias e, finalmente, a implantação e o acompanhamento de empreendimentos produtivos geridos pelos próprios grupos capacitados.

De acordo com o projeto, a Sert encaminhará para cada município um Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social – TDES, capacitado em teoria da organização, elaboração de projetos, cooperativas, planejamento estratégico, gestão de empreendimentos e economia. Cada técnico residirá por quatro meses no município e terá a incumbência de estimular os grupos de trabalho formados por representantes das famílias, para que identifiquem oportunidades de criação de novos negócios e se capacitem para a implantação de empreendimentos de geração de renda.

Ao final do período, e com os empreendimentos produtivos já constituídos, os técnicos darão ao grupo assessoria in loco durante 7 meses. Em conjunto com os novos empreendedores, eles terão a atribuição de elaborar planos de ação para superar problemas detectados, realizar encontros sistemáticos entre eles, implementar uma rede local e regional por tipo de negócios, organizar feiras de exposição e venda dos produtos, e viabilizar o acesso ao crédito.

Com este projeto, o governo do Estado de São Paulo possibilitará a formação de empreendimentos populares e comunitários, como cooperativas e empresas associativas ou familiares, gerando emprego e renda aos membros das famílias beneficiadas pelo Peti, proporcionando também o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

Assessoria de Imprensa da Seads