Seads realiza formalização na Agenda São Paulo 21

Evento será realizado nesta segunda-feira, dia 16

qui, 12/12/2002 - 16h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) realiza nesta segunda-feira, dia 16, às 11 horas, o Ato de Formalização, na Agenda São Paulo 21, dos Programas Renda Cidadã, Fortalecendo a Família, SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania, Espaço Amigo e Agência de Desenvolvimento Social.

O evento será realizado às 11 horas, no Auditório da Secretaria, à Rua Bela Cintra, 1032 – 1ª sobreloja, em São Paulo.

A Agenda São Paulo 21 consiste em uma metodologia criada pela Secretaria do Governo e Gestão Estratégica que visa a implementação de um modelo de gestão integrada e por resultados, no setor público. O novo modelo propõe a integração das dimensões política, organizacional e tecnológica da gestão, como eixo que permeia o desempenho dos gestores públicos em todos os seus âmbitos de atuação.

Este novo modelo surgiu em função da necessidade de enfrentar problemas complexos com recursos escassos, atingir resultados de alto impacto e alterar o padrão de organização e funcionamento do setor público para ganhar eficácia e eficiência. O Governo do Estado de São Paulo passou a estruturar seu plano de ação a partir de programas que privilegiam a obtenção de resultados por meio de uma atuação articulada intersetorialmente e ágil, aumentando assim o controle do uso dos recursos e a capacidade de resposta às demandas da população.

A oficialização dos Programas da SEADS nos moldes da Agenda São Paulo 21 é uma iniciativa pioneira e resultado da capacitação de sua equipe. Nos últimos dois anos, cerca de 70 técnicos, diretores e coordenadores da Secretaria participaram do Curso de Capacitação para Gerentes de Programas. O curso, concebido para difundir uma nova postura gerencial, contempla, em sua proposta curricular, a busca de um modelo de gestão adequado tanto ao contexto socioeconomico e político atual como às tendências de modernização organizacional.

A nova formatação dos Programas Renda Cidadã, Fortalecendo a Família, SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania, Espaço Amigo e Agência de Desenvolvimento Social – foi norteada pelos seguintes princípios propostos pela Agenda São Paulo 21:

– Ênfase no cidadão – a cidadania como o principal alvo da ação governamental.
– Controle social – controle da sociedade sobre o Estado.
– Máxima integração homem-trabalho – o indivíduo não mais como fator de produção mas com a possibilidade de auto-realização no trabalho.
– Postura pró-ativa – definir e buscar futuros desejados.
– Estímulo à inovação – inovação e criatividade como fatores de desenvolvimento.
– Desenvolvimento auto-sustentado – elevação da qualidade de vida com preservação de recursos naturais.
– Ampliação das fronteiras organizacionais – revisão do conceito de organização com a incorporação dos conceitos de interação, parcerias e redes organizacionais.
– Informação acessível, integrada e útil – tecnologia da informação como elemento integrante da gestão.
– Conhecimento como elemento estratégico na organização – fator de desenvolvimento e melhoria de resultados.

Da Assessoria de Imprensa da Seads
M.J.