Seads: Estado é pioneiro na implantação de centros de referência alimentar e nutricional

Convênio foi assinado nesta quinta-feira, dia 14

qui, 15/12/2005 - 19h00 | Do Portal do Governo

O convênio assinado nesta quinta-feira, dia 14, entre 27 municípios, a Casa Civil do Governo do Estado e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA/SP) por meio de seu presidente, o Arcebispo Dom Mauro Morelli, vai garantir em várias regiões do Estado a capacitação de profissionais da área alimentar que atuam em escolas públicas (merendeiras), lideranças comunitárias (multiplicadores) e comerciantes que serão orientados quanto a manipulação, conservação e armazenamento de seus produtos.

Desses municípios, 13 irão atender por meio de Centros de Referência, equipados com cozinhas industriais, bibliotecas, salas de audiovisual e profissionais para o acompanhamento de crianças de 0 a 5 anos no seu desenvolvimento físico, de acordo com a idade. Outros 14 municípios irão implantar as cozinhas experimentais, que serão os embriões de novos Centros de Referência.

Para a implantação desses equipamentos, o Tesouro Estadual irá disponibilizar em uma única parcela o valor de R$ 60,1 mil para cada Centro de Referência e R$ 20 mil para as cozinhas experimentais. Os valores serão liberados aos municípios conveniados até o final deste mês. E a capacitação dos profissionais se iniciará no mês de fevereiro/2006.

A operacionalização das atividades será feita através das parcerias com as prefeituras, SESI, SESC, as universidades e dos conselhos de segurança alimentar e nutricional já implantados nas regiões.

Municípios que assinaram o convênio para os:

– Centros de Referência: São Carlos, Itapeva, Mauá, Piracicaba, Francisco Morato, São Vicente, Indaiatuba, Votuporanga, Adamantina, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Caraguatatuba e Guaratinguetá.

– Cozinhas experimentais: Itaquaquecetuba, Assis, Bauru, Araraquara, Atibaia, Pratânia, Taboão da Serra, Araçatuba, Arujá, São José do Rio Preto, Mirante do Paranapanema, Barretos, Sorocaba e Ourinhos.