Seads: Cartões do Renda Cidadã serão entregues hoje a famílias de Pirapora do Bom Jesus

Essas famílias também participarão das Ações Sociais Integradas, que envolvem o programa Viva Leite e o projeto Ação Jovem

ter, 29/06/2004 - 10h18 | Do Portal do Governo

A secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Maria Helena Guimarães de Castro, estará nesta terça-feira, dia 29, às 14 horas, em Pirapora do Bom Jesus, onde entrega os cartões do programa Renda Cidadã para 323 famílias cadastradas no município. O evento será realizado no Clube Municipal (Praça dos Três Poderes Municipais, 57 – Centro).

Essas famílias também participarão das Ações Sociais Integradas, que envolvem, além do Renda Cidadã, o programa Viva Leite, para crianças de até seis anos de idade, e idosos com mais de 60 anos; e o projeto Ação Jovem, que oferece um subsídio mensal de R$ 60,00 para adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 24 anos. Com relação ao “Ação Jovem”, a condição é que os beneficiários se disponham a retornar à escola e concluir o ensino básico (até à 8ª série), e/ou o ensino médio (até à 3ª série), na modalidade de ensino regular, ou de educação de jovens e adultos (antigo supletivo). As organizações e entidades privadas que participam deste projeto também se dispõem a oferecer a essa clientela cursos profissionalizantes.

As famílias do programa Renda Cidadã recebem, cada uma, um subsídio financeiro mensal de R$ 60,00, que é creditado no Banco Nossa Caixa e retirado por meio de cartão magnético, emitido em nome da mãe. O prazo de participação no programa é de 12 meses, prorrogável por igual período. O “Renda Cidadã” foi implementado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) em 2001 e faz parte da estratégia de Ações Sociais Integradas, do Governo do Estado, para apoiar as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, com renda mensal de até um salário mínimo, prioritariamente as que habitam áreas de alta concentração de pobreza e exclusão social.

Além do apoio financeiro temporário, as famílias também contam com o suporte de ações socioeducativas, que visam fortalecer os vínculos e relações familiares, melhorar as condições de saúde e qualidade de vida de seus integrantes, incentivando-os à vida comunitária. Também está previsto o incremento de atividades que propiciem sua auto-sustentação. Com esta finalidade, a Agência de Desenvolvimento Social (vinculada à Seads), vai promover a capacitação de associações de famílias, para a elaboração de planos iniciais de negócios, em parceria com empresas privadas e entidades sociais.

Da Assessoria de Imprensa da Seads

(AM)