Seade: Taxa de desemprego diminui no ABC em dezembro

Contingente de desempregados foi estimado em 233 mil pessoas

ter, 04/02/2003 - 13h02 | Do Portal do Governo

Os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade, Dieese e Consórcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduateí e Billings, mostraram decréscimo expressivo da taxa de desemprego total na Região do ABC, que passou de 19,2% em novembro, para 18,1% em dezembro. O contingente de desempregados foi estimado em 233 mil pessoas.

Mesmo com a entrada de 8 mil pessoas na força de trabalho, o número de ocupações geradas (21 mil) foi suficiente para que o contingente de desempregados da Região diminuísse (13 mil pessoas nesse mês).

O aumento de 2% no nível ocupacional em dezembro decorreu da criação de ocupações principalmente no Comércio (17 mil) e nos Serviços (10 mil), mais que compensando a diminuição na Indústria (9 mil). Segundo o tipo de inserção, tanto o assalariado como o trabalho autônomo cresceram nesse mês (8 mil e 6 mil pessoas, respectivamente).

Em novembro, o rendimento médio dos ocupados e o dos assalariados subiu 2% e 1,1%, respectivamente, passando a corresponder a R$ 905 e R$ 941.