Seade realizará pesquisa em 43 mil empresas do Estado de São Paulo

nd

ter, 29/01/2002 - 15h06 | Do Portal do Governo

A partir de março de 2002, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, vai realizar uma nova edição da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista (Paep), com informações relativas ao ano de 2001.

Para isso, serão visitadas cerca de 43 mil empresas em todo o Estado de São Paulo. O principal objetivo da Paep-2001 é atualizar a base de dados produzida a partir do levantamento de 1996, iniciando uma série histórica de dados econômicos de empresas, que permitim acompanhar a evolução da atividade econômica paulista.

O trabalho de pesquisa contará com a parceria de uma série de entidades públicas e privadas. Além dos recursos do Seade, a Paep conta ainda com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Programa de Expansão do Ensino Profissional (Proep) e da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.

Nesse próximo levantamento, além dos setores já pesquisados anteriormente (indústria, comércio, construção civil, serviços de informática e bancos), será ampliada a participação do setor de serviços, com a inclusão de diversos segmentos. Também serão pesquisadas as políticas de recursos humanos nas empresas e o relacionamento destas com as escolas técnicas, a fim de constatar as necessidades de treinamento, na indústria e no setor de serviços.

Os resultados da Paep-2001 serão de importância estratégica na atualização das informações sobre a estrutura econômica e na percepção das transformações que se processam na economia paulista, possibilitando análises e comparações que serão disponibilizadas para o Governo do Estado, as universidades e institutos de pesquisa, as federações e associações de classe e ao público em geral.

A Paep é reconhecida atualmente como importante fonte de informações relativas à mensuração da atividade econômica e melhor e mais apurada base de indicadores sobre os diversos aspectos do processo de reestruturação produtiva do Estado.