Seade divulga Pesquisa Municipal Unificada

Informações sobre todos os municípios paulistas está disponibilizada na internet

qui, 18/07/2002 - 12h01 | Do Portal do Governo

A Fundação Seade da Secretaria de Economia e Planejamento está disponibilizando em sua página na Internet um banco de dados com informações sobre todos os municípios paulistas. Trata-se da Pesquisa Municipal Unificada (PMU) que reúne informações captadas junto às prefeituras entre 1992 e 1999.

A PMU é uma pesquisa censitária que, a cada dois anos, percorre todos os municípios paulistas para coletar informações relevantes sobre gestão municipal. Investiga a capacidade organizacional, administrativa e financeira das prefeituras, além da realidade socioeconômica, cultural e urbana municipal.

As informações coletadas pela PMU nesta série estão organizadas em temas e subtemas e constituem uma base de dados composta por cerca de duas mil variáveis, agrupadas em 13 temas: Abastecimento; Assistência e Desenvolvimento Social; Comunicações e Informática; Cultura, Esporte e Turismo; Educação; Estrutura Administrativa; Finanças Públicas Municipais; Limpeza Pública; Meio Ambiente; Política Urbana; Saneamento; Saúde e Transportes.

A pesquisa ressalta a importância dos municípios como agentes da modernização e democratização da gestão pública. O estudo serve de instrumento de apoio à ação daqueles que ocupam postos gerenciais, técnicos e administrativos.