Saúde: Zé Gotinha visita hoje Vale do Paraíba

Personagem divulga campanhas de vacinação contra poliomielite e sarampo, que serão realizadas no dia 21

qui, 12/08/2004 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde organizou visitas por todo o Estado do Zé Gotinha, símbolo da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, com o objetivo de divulgar a segunda fase da imunização, que será realizada em 21 de agosto. Nesta quinta-feira, 12 de agosto, a partir das 10h, o personagem estará no Vale do Paraíba, nas cidades de São José dos Campos e Aparecida.

Em Aparecida a saída será na creche Vera Lúcia Chagas Bourabebe. Já em São José o personagem dará partida no Parque da Cidade. A meta desta fase da campanha, como nos anos anteriores, é vacinar 95% das crianças com menos de cinco anos de idade. Há em todo o Estado cerca de 3,3 milhões de crianças nesta faixa etária. Em 2003 o Estado vacinou 96,8%.

Esta campanha terá uma grande diferença. Haverá simultaneamente a campanha de vacinação contra sarampo, para crianças de 1 a 5 anos de idade. De 21 de agosto a 3 de setembro, além da gotinha contra paralisia infantil, todos os postos do Estado terão vacina contra sarampo.

Erradicada do Brasil desde 1989, a poliomielite teve seus últimos casos confirmados nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo, o último registro foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio.

Apesar da erradicação, os países livres da poliomielite precisam de campanhas com altas coberturas vacinais e rigorosa vigilância para que a doença não volte.

Onde o Zé Gotinha estará:

  • São José dos Campos
    Saída: 10h
    Parque da Cidade – Avenida Princesa Isabel

  • Aparecida
    Saída: 10h
    Creche Vera Lúcia Chagas Bourabebe – rua Itacolomi, s/nº – Itaguaçu

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

    (AM)