Saúde: Zé Gotinha visita Baixada Santista e Zona Oeste da Capital nesta terça-feira

Personagem divulga campanha de vacinação contra paralisia infantil, que terá 1ª fase neste sábado

ter, 01/06/2004 - 7h54 | Do Portal do Governo

O Zé Gotinha, símbolo da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, visitará Santos e a Zona Oeste da Capital nesta terça-feira, 1º de junho. No litoral o personagem estará em São Vicente, às 10 horas. Na capital a visita será nas estações Consolação e Vila Madalena do Metrô, também às 10 horas.

A Secretaria de Estado da Saúde organizou passagens do Zé Gotinha por todo o Estado com o objetivo de divulgar a primeira fase da imunização, que acontecerá em 5 de junho.

Como acontece em todos os anos, a vacinação terá duas etapas, a primeira neste sábado, dia 5 de junho, e a segunda em 21 de agosto. A meta é vacinar 95% das crianças com menos de cinco anos de idade. Há em todo o Estado cerca de 3,3 milhões de crianças nesta faixa etária. Em 2003 o Estado vacinou 96,8%.

Erradicada do Brasil desde 1989, a poliomielite teve seus últimos casos confirmados nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo, o último registro foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio. Apesar da erradicação, os países livres da poliomielite precisam altas coberturas vacinais e rigorosa vigilância para que a doença não volte.

Onde o Zé Gotinha estará

  • São Vicente
    10 horas – Rua Martim Afonso, 214 – região central

  • São Paulo
    10 horas – estações Consolação (Avenida Paulista s/nº) e Vila Madalena (Praça Américo Jacobino, 30) do Metrô

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

    C.C.