Saúde: Zé Gotinha vai a São José dos Campos nesta terça-feira

Objetivo é divulgar a primeira fase da imunização

ter, 07/06/2005 - 8h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde organizou visitas por todo o Estado do Zé Gotinha e da Maria Gotinha, símbolos da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, com o objetivo de divulgar a primeira fase da imunização, que acontecerá em 11 de junho. Nesta terça-feira, dia 7 de junho, os personagens estarão em São José dos Campos.

Às 10h a dupla estará na creche Lírios do Campo. Às 11 horas será a vez da escola Joana Mattar de Oliveira. À tarde, às 14h, a escola Cassiano Ricardo receberá os personagens. Às 16h os dois estarão na escola Benedito Carvalho dos Santos.

Na campanha deste ano cerca de 13,8 mil postos de vacinação, 37 mil profissionais e mais de 4,5 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado.
Nas duas etapas da campanha as crianças (a segunda será em 20 de agosto) receberão, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. O último caso registrado da doença no Estado de São Paulo ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 15 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

Endereços

10h – Creche Lírios do Campo – rua Frediano Bianchi, 121 – Jardim São José

11h – Escola Joana Mattar de Oliveira – rua José Cobra, 95 – Parque Industrial

14h – Escola Professora Zenaide Vilauva de Araújo – rua mário Galvão, 56

15h – Escola Benedito Carvalho dos Santos, – avenida Teotônio Vilela, 900 – Vila Santa Luzia

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.