Saúde: Zé e Maria Gotinha visitam estão Barra Funda e Penha nesta quinta-feira

Símbolos da campanha de imunização estarão em estação do metrô e shopping durante o dia

qua, 17/08/2005 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde envia nesta quinta-feira, 18 de agosto, a dupla Zé Gotinha e Maria Gotinha para dois dos maiores bairros da capital. Os personagens estarão no Metrô Barra Funda das 9h às 12 horas. Na parte da tarde, das 14h às 16h, estarão no Shopping Penha.

Símbolos da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, os personagens estão percorrendo todo o Estado para divulgar o dia de mobilização, programado para este sábado, 20 de agosto, das 8h às 17h. Cerca de 14 mil postos de vacinação, 37 mil profissionais e 4,5 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado.

Seguindo exemplo do que ocorreu na primeira fase da campanha, em 11 de junho, as crianças receberão, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. O último caso registrado da doença no Estado de São Paulo ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 16 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

Programação

9h – Metrô Barra Funda

14h – Shopping Penha – rua Betari, s/nº