Saúde: Vigilância Sanitária interdita Celobar e todos os produtos do laboratório Enila do Estado

Medicamento Celobar é usado como contraste em exames radiológicos

qui, 29/05/2003 - 10h32 | Do Portal do Governo

Todos os lotes do medicamento Celobar, usado como contraste em exames radiológicos, estão proibidos no Estado de São Paulo. Os demais produtos fabricados pelo laboratório Enila, do Rio de Janeiro, estão interditados cautelarmente como medida preventiva.

O Centro de Vigilância Sanitária (CVS), da Secretaria de Estado da Saúde, recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a informação de 13 óbitos no país suspeitos de terem sido provocados pelo Celobar.

Segundo a Anvisa, o Laboratório Enila teria liberado o contraste sem controle de qualidade. ‘Um laboratório que libera um produto sem controle de qualidade e cuja contaminação ainda não foi esclarecida me faz interditar de forma preventiva todos os seus demais produtos’, avalia a diretora do CVS, Marisa Lima Carvalho.

A medida cautelar, dá ao CVS, 90 dias para decidir se mantém, ou não, a proibição dos demais produtos do laboratório. ‘Estamos diante de um alto risco à saúde da população, portanto não podemos esperar’, garante a diretora.

A determinação do CVS está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 29.

Da Assessoria de Imprensa do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo

C.C.