Saúde: Vigilância Sanitária fecha posto de coleta a exames diagnósticos em Santo Amaro

Empresa apresentava péssimas condições de higiene e grande risco à saúde

sex, 25/04/2003 - 13h04 | Do Portal do Governo

A empresa RCR Consultoria e Diagnóstico Ltda, situada na Rua Mário Lopes Leão, 680, em Santo Amaro, foi fechada pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS) por apresentar péssimas condições de higiene e grande risco à saúde. ‘Autuamos a empresa e demos um prazo para que ela se adequasse e nada fizeram, diante do risco fomos obrigados a fechar’, explica o diretor do Núcleo II do CVS, Ado de Castro Bechelli.

Segundo o diretor, a empresa não controlava o lixo contaminado; o fluxo de coleta de exames era o mesmo para sangue e fezes; a sala de realização de exames de Papanicolau não apresentava banheiros; a sala para Raios-X era inadequada; as paredes estavam sujas de sangue; e não havia profissional técnico responsável durante o atendimento. ‘Por ser uma empresa de médio porte que atende a um grande número de pacientes, a falta de higiene e de um bom fluxo de coleta acaba comprometendo o resultado dos exames e até mesmo expondo os pacientes a riscos de contaminação’, avalia Bechelli.

O laboratório foi fechado na quarta-feira, dia 23, e permanecerá interditado até ser adequado às normas previstas em lei.

Da Assessoria de Imprensa do Centro de Vigilância Sanitária

C.C.