Saúde: Vacinação de idosos termina nesta sexta-feira, dia 30

Adesão à campanha chegou a 61% no Estado

qui, 29/04/2004 - 18h42 | Do Portal do Governo

As pessoas com 60 anos ou mais têm somente até esta sexta-feira, dia 30, para tomar vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe. Balanço da Secretaria de Estado da Saúde revela que cerca de 2,15 milhões de pessoas foram imunizadas em todo o Estado até o dia 28, quarta-feira, o que representa 61,6% do público alvo. A meta de vacinação é de 70%, ou 2,4 milhões de pessoas.

Os números são melhores do que o balanço do mesmo período do ano passado, que indicava a vacinação de 54,3% dos idosos no Estado até o penúltimo dia de vacinação.

Quatro regiões do Estado já ultrapassaram a meta de vacinação: Franco da Rocha (80,8% dos idosos imunizados), Registro (72,7%), Araçatuba (72,3%) e Osasco (71,8%). É importante dizer que mesmo estas regiões necessitam imunizar mais idosos. As regiões com pior desempenho são Piracicaba, com 49,61% de cobertura, e Bauru, com 54,2%.

Na capital, 608,9 mil idosos, ou 60,7% do total, já receberam a vacina contra a gripe. No interior e litoral foram imunizadas 1,2 milhão de pessoas – 61,4% do total.

“É importante que os idosos ainda sem imunização compareçam aos postos de saúde nesta sexta-feira. A população deve se conscientizar de que essa vacina previne inúmeras complicações causadas pela gripe e, o mais importante, de maneira nenhuma causa a doença”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os postos de saúde atendem das 8h às 17h. A distribuição e aplicação das doses envolvem a participação de 27.720 profissionais, 2.100 carros e seis barcos em todo o Estado.

Durante a Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso a Secretaria está oferecendo à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra o tétano e a difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.