Saúde: Vacinação contra pólio tem 1ª fase no dia 14

Meta da Secretaria é vacinar 95% das 3,5 milhões de crianças com até 5 anos

sex, 06/06/2003 - 15h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza em 14 de junho, em todo o Estado de São Paulo, a primeira fase da Campanha Nacional Contra a Paralisia Infantil. Todas crianças até 5 anos devem ser imunizadas.

A campanha pretende vacinar 3,35 milhões de crianças, o correspondente a 95% dos 3,5 milhões de crianças em idade de vacinação. A segunda dose da vacina será aplicada em 23 de agosto. Serão distribuídos, nesta primeira fase, 5,5 milhões de doses.

São cerca de 14 mil postos disponíveis à vacinação. Além dos postos fixos, as crianças terão vacinas à disposição em postos volantes_ escolas, lanchonetes, supermercados e shoppings. Postos fixos também disponibilizarão doses de outras vacinas para atualização do calendário infantil. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é atingir pelo menos 95% de crianças imunizadas_ em 2002 chegou-se a 94,67% na primeira fase.

‘A campanha de vacinação é extremamente importante para mantermos São Paulo livre da poliomielite. Os pais precisam perder poucos minutos do sábado para dar um ano sem pólio aos filhos’, afirma o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas Barata.

A poliomielite está erradicada do Brasil desde 1989, quando foram registrados os últimos casos confirmados da doença nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio. Apesar da erradicação, os países livres da poliomielite precisam altas coberturas vacinais e rigorosa vigilância para que a doença não volte.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.