Saúde: Vacinação contra paralisia infantil e sarampo termina nesta sexta-feira

Cerca de 12 mil postos estão à disposição da população pelo Estado

qua, 01/09/2004 - 13h35 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo encerra nesta sexta-feira, 3 de setembro, as campanhas de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Cerca de 12 mil postos estão abertos das 8h às 17h para aplicar as doses. A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos contra paralisia, e 2,6 milhões de crianças de 1 a 5 anos contra sarampo.

A meta para imunização contra paralisia infantil, como nos anos anteriores, equivale a 95% dos 3,3 milhões de crianças com até 5 anos de idade. Contra o sarampo a vacinação também pretende chegar a 95% das 2,7 milhões de crianças.

Até a última quinta-feira, 26 de agosto, o Estado havia atingido 73% de vacinação contra paralisia, batendo a meta para a data, 65%. Contra sarampo foram imunizadas 71% das crianças – a meta também era chegar a 65%. Desde 2000 não é registrado caso autóctone de sarampo no Estado de São Paulo. Os casos ocorridos em 2001 e 2002, um em cada ano, foram importados do Japão. Já em 2003 não houve registro da doença nos municípios paulistas.

Já a paralisia infantil está sem caso em São Paulo desde 1988 – no Brasil, desde 1989. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.

‘É importante que as crianças ainda não vacinadas sejam levadas aos postos. Mantê-las longe de doenças como a pólio e o sarampo, garantindo um futuro mais saudável, é um compromisso do governo
paulista’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)