Saúde: Vacinação contra Hepatite B acontece o ano todo

Vacina é gratuita e está à disposição nos Postos de Saúde para pessoas com idade entre 5 e 19 anos

qua, 30/07/2003 - 7h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde aproveitou o fim de julho para intensificar a vacinação contra Hepatite B em pessoas de 5 a 19 anos, grupo que recebe a vacina gratuitamente. Mas a imunização não acontece somente nas férias, é oferecida durante todo o ano, em qualquer posto de saúde do Estado.

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria, 68% das pessoas nesta faixa etária não estão imunizadas contra a doença, o que corresponde a 7,2 milhões de pessoas. Desde 2001, quando a vacinação para pessoas com idade entre 5 e 19 anos foi instituída pelo Ministério da Saúde, 3,4 milhões de paulistas foram imunizados, cerca de 32% do público-alvo.

‘A vacina fica disponível à população durante todo o ano. Julho é uma boa oportunidade para ir a um posto de saúde porque as aulas só voltam em agosto. Mas quem perdeu a chance pode ir a qualquer momento’, afirma a coordenadora da divisão de Imunização da Secretaria, Clélia Maria Aranda.

Causada por vírus, a Hepatite B é transmitida por contato direto com sangue ou secreções de pessoas infectadas, por via sexual, materno-fetal (mãe para filho na gestação e durante o parto), transfusão de sangue e derivados sem controle de qualidade, exposição a agulhas ou outros instrumentos contaminados (profissionais de saúde, tatuagens, usuários de drogas injetáveis, entre outros). A doença, que afeta o fígado, pode se tornar crônica e transformar-se em cirrose ou câncer do fígado (hepatocarcinoma).

‘A vacinação em crianças e adolescentes é o mecanismo mais seguro e eficaz para proteger a população da infecção pelo vírus da Hepatite B, já que a transmissão sexual é um dos principais meios de contágio’, comenta o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacinação contra hepatite B tem três doses, a segunda depois de cerca de 2 meses após a primeira e a terceira cerca de quatro meses após a intermediária, já que um dos principais meios de contágio é a transmissão sexual. Em qualquer situação da caderneta de vacinação a criança ou adolescente deve ir ao posto de saúde, de segunda a sexta-feira.

Cerca de 98% das crianças com menos de 5 anos já estão vacinadas. A situação dos adolescentes entre 15 e 19 anos é mais preocupante. Cerca de 22% da população nesta idade recebeu a vacina, 850 mil pessoas. Entre 11 e 14 anos há 31% de vacinação (900 mil pessoas). Entre 5 e 10 anos 1,7 milhão de pessoas está imunizada, 43% da faixa etária.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde

C.C.