Saúde: Vacina pode ajudar no tratamento de artrite

Pesquisadores da Universidade de São Paulo estão fazendo testes com a DNA-hsp65

sex, 04/10/2002 - 10h01 | Do Portal do Governo

A vacina DNA-hsp65 testada com bons resultados no tratamento da tuberculose, como uma alternativa à BCG usada hoje, vem tendo seu uso estudado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP)também para o tratamento da artrite reumatóide, doença que ataca milhares de pessoas em todo o mundo. Esta vacina, é constituída por material genético que recebe o nome pCDNA3-hsp65 e teve sua atuação analisada em camundongos com tuberculose experimental, ou seja, induzida artificialmente.

Segundo os pesquisadores, a DNAhsp65 se mostrou eficiente, tanto na prevenção como no tratamento da tuberculose murina, mas havia desconfiança de que ela pudesse gerar efeitos colaterais no organismo. ‘Sempre que uma nova vacina é testada é fundamental avaliar também se ela causa algum efeito não desejável (efeito colateral)’, afirma Rubens Rodrigues dos Santos Júnior, que defendeu seu mestrado sobre o tema no último mês de abril na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Os cientistas perceberam que o material genético da vacina codifica uma proteína bacteriana que tem uma estrutura muito parecida com uma proteína humana que parece estar associada com o desenvolvimento de várias doenças autoimunes como, por exemplo, artrite reumatóide, diabetes mellitus e esclerose múltipla, entre outras.

Desta forma, a vacinação com a DNA-hsp65 poderia, teoricamente, desencadear uma doença autoimune. Por isso, os pesquisadores da FMRP resolveram avaliar o efeito desta vacina em modelos experimentais de doenças autoimunes para saber se ela poderia iniciar ou agravar uma doença desse tipo já estabelecida. ‘Felizmente, isto não ocorreu na artrite, que foi a enfermidade testada até o momento. Pelo contrário, parece que a vacina poderá ser usada com sucesso no combate à doença’, conta o pesquisador.

Mais informações: (0XX16) 602-3242 / 3259

Da Agência USP