Saúde: Vacina contra a gripe reduz internação de idosos

Estudo foi realizado por pesquisadores da Unicamp e da Faculdade de Saúde Pública da USP

qui, 10/02/2005 - 17h06 | Do Portal do Governo

As campanhas de vacinação contra a gripe em idosos podem ser a causa da diminuição no número de mortes e internações de pessoas com mais de 60 anos no Estado de São Paulo. A constatação é da pesquisa Impacto da Vacinação contra Influenza na Mortalidade por Doenças Respiratórias em Idosos, publicada pela Revista de Saúde Pública, na edição 39, de fevereiro de 2005. O estudo é de autoria das professoras Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco e Maria Rita de Camargo Donalísio, ambas da Unicamp, e Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

A pesquisa foi feita com base em dados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde. Segundo as especialistas, no período de 1980 a 1998 o coeficiente médio de óbitos foi de 5,8 por mil, entre os homens, e de 3,18 por mil, no caso das mulheres. No ano 2000, os números indicaram 4,72 e 2,99, respectivamente. As professoras ressalvam, no entanto, que é necessário continuar os estudos, para que seja confirmada a tendência de redução nas mortes e internações como resultado das campanhas de vacinação. As atividades regulares de imunização na população paulista de terceira idade começaram em 1999.

Eficácia – O vírus influenza provoca epidemias em várias partes do mundo, principalmente nos meses de inverno. Somente nos Estados Unidos, a gripe causa a morte de 20 mil pessoas, em média, por ano. A forma mais utilizada para controlar a doença é a campanha maciça de vacinação. De acordo com estudos internacionais, quando a composição da vacina coincide com o tipo de vírus circulante, a eficácia em adultos saudáveis chega a 90%. A revista que apresenta a pesquisa é uma publicação da Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessados em ler o trabalho completo podem consultar o site www.fsp.usp.br/rsp e procurar a edição 39.

Da Agência Imprensa Oficial