Saúde: UTI pediátrica do Hospital Estadual Sumaré já está funcionando

Unidade foi inaugurada na última sexta-feira, dia 6

seg, 09/05/2005 - 12h08 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Sumaré (HES) colocou em funcionamento, na última sexta-feira (6), sua UTI pediátrica com seis leitos, sendo um de isolamento. Situada no 1º andar do hospital, junto à Unidade de Urgência Referenciada, a UTI pediátrica atende pacientes com até 12 anos que tenham necessidade de monitorização e tratamento intensivo. O investimento em custeio da nova UTI é de R$ 1,3 milhão/ano. A liberação dos leitos de UTI pediátrica foi viabilizada pela diretoria do HES junto à Secretaria de Estado da Saúde.

O atendimento das crianças segue a tradição da pediatria da Unicamp, no sentido de humanização do tratamento e preservação da qualidade de vida. Os pais ou parentes podem acompanhar a criança internada, dando carinho, tranquilidade e auxiliando no sucesso do tratamento. “Com os novos leitos será possível atender com mais qualidade e rapidez os casos graves da região, principalmente nessa época onde as patologias de inverno sobrecarregam muito o hospital. É um grande ganho para toda a população”, afirma o superintendente do HES, o médico Lair Zambon.

O plano de atendimento ao paciente é definido pelos pediatras conjuntamente com as outras equipes de especialidades afins: cirurgia pediátrica, ortopedia pediátrica, pneumologia pediátrica, neurologia pediátrica, neurocirurgia, infectologia etc. Um completo e moderno arsenal de equipamentos da UTI assegura durante a fase de internação, a monitorização constante das funções vitais, drenagens, nutrição, oxigenação, administração de medicamentos e coleta de material para exames entre outros.

Os novos leitos se somam aos 28 leitos (18 semi-intensivos) da Unidade de Terapia Intensiva Neonatológica e os 18 leitos (4 semi-intensivos) adultos somando ao todo 56 leitos de UTIs. O HES é o único hospital na região com 100 por cento de atendimento SUS, que possui as três UTIs. Segundo Lair Zambom, as causas mais freqüentes de internação nessa área, levando-se em conta a experiência dos anos anteriores são: politrauma, doenças respiratórias, choque séptico, distúrbios metabólicos e pós operatório de cirurgias de grande porte.

Agência Unicamp
Por Caius Lucilius

(LRK)