Saúde: Usuários do Servidor Público ganham Núcleo de Hotelaria Hospitalar

Serviço faz parte das ações de humanização do atendimento

qua, 18/02/2004 - 11h13 | Do Portal do Governo

O Núcleo de Hotelaria Hospitalar do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) abriu, nesta terça-feira, dia 17, suas atividades em todo o hospital – ele já vinha atuando informalmente na Instituição.

“Por si só, esta iniciativa é extremamente importante, mas, em vista do Programa de Humanização que estamos desenvolvendo, ela ganha mais urgência e mais força”, afirmou o superintendente do Iamspe, Dr. Milton Flávio. E completou: “Este grupo não será a cara do hospital, mas sim o seu sorriso – sempre. Isso porque ele dará acolhimento aos nossos usuários e irá fazê-lo com tudo que a palavra tem direito, tratando com carinho e presteza”.

Embora já houvesse a intenção de se fazer algo similar, a Diretoria do Hospital só pôde começar a trabalhar esta idéia em setembro de 2003. A partir de então, foram feitas pesquisas sobre o assunto, visitas a hospitais que têm Hotelaria e coisas do gênero. Antes de ser implantado, seus profissionais – todos com nível superior nas mais diversas profissões, inclusive Hotelaria – participaram do Congresso de Hotelaria Hospitalar, no Centro de Convenções Rebouças, a fim de estarem melhor atualizados sobre o assunto.

A Diretora do HSPE, Dra. Maria Angela de Souza Ferreira, também convidou, no último dia 12, duas profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein (Carmen Gomes, coordenadora de Hospitalidade, e Cláudia Dornellas, responsável pelas áreas de Governança, Lavanderia e Uniformes, e Gerência de Resíduos) para proferirem palestras sobre “A Hospitalidade” e “A Governança”.

Neste dia, a Dra. Maria Angela aventou a idéia de no futuro implantar-se algo do tipo no HSPE: “Algumas dessas práticas podem ser aproveitadas aqui no Hospital do Servidor. Aos poucos, humildemente, o HSPE chega lá”.

Tudo bem, mas poucos imaginaram que o nosso Núcleo de Hotelaria Hospitalar estava prestes a nascer. Ele também incorporará o papel de governança, ou seja, tem o dever de fiscalizar e avaliar praticamente tudo. Terão livre acesso aos Almoxarifados, à infra-estrutura de materiais e estoques.

O Núcleo de Apoio ao Cliente (NAC) será incorporado ao Núcleo de Hotelaria. “Os profissionais do NAC irão visitar o paciente em seu leito, realizarão pesquisas de satisfação, entre outras atividades”, disse Selma Maia, coordenadora do Núcleo. E explicou: “Nossa atenção número um será a Enfermagem, pois se dermos suporte a ela tudo melhora. Enfermeira é para cuidar de paciente, não para correr atrás de material, de fichas e outros. Se conseguirmos tirar estes encargos delas, o resultado positivo será nitidamente visível: elas terão mais tempo disponível para olhar seus pacientes”.

Ótimo, mas o que muda a partir de agora? Segundo ela, o usuário notará assim que entrar. Por exemplo, quando ele for à Central de Informação, receberá informações mais precisas, dadas com mais rapidez, sem contar que o leque de informações aumentou, e muito.

Os funcionários foram treinados a responderem inúmeras perguntas sobre a estrutura do hospital, o que não acontecia anteriormente. Ainda segundo Selma, está em estudo um folheto a ser entregue aos usuários: “Nele, pretendemos mapear todo o hospital, incluindo inclusive alguns ramais que podem ser úteis aos clientes – os visitantes também se sentem meio ‘perdidos’ no início”.

O Núcleo acabou de ser implantado, mas já estão em estudo mais áreas onde ele poderá atuar. Como por exemplo a ambientação: “Está em estudo um Programa de Ambientação, pois também faz parte da humanização. Um lugar mais aconchegante, com vasos, mudança de decoração, se torna mais acolhedor”, ressaltou.

Os líderes de governança do Núcleo ficam encarregados por dois andares, em média. Eles serão responsáveis pela resolução de todos os problemas que surgirem – desde falta de material até pedidos de pacientes. Se por um acaso houver alguma necessidade quando o líder de governança estiver no outro andar, é só a enfermagem acionar o NAC, que um profissional irá até o local.

Dezoito pessoas (todas formadas nas mais diversas áreas mas que têm em comum o “gosto” pelo ser humano) compõem a equipe. Em breve, seus nomes serão sinônimos de eficiência. Assim, o Hospital do Servidor vai se igualando aos melhores. Ponto para o usuário.

O lançamento oficial do Núcleo foi marcado pela foto que os seus integrantes fizeram questão de registrar junto ao Dr. Milton Flávio.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.