Saúde: USP cria conexão on-line entre Hospitais das Clínicas e Universitário

Ligação permite a formação e o aprimoramento de profissionais

sex, 12/03/2004 - 10h02 | Do Portal do Governo

Desde o início do mês, os Hospitais das Clínicas e Universitário da Faculdade de Medicina (FM) da USP estão ligados em conexão permanente. A união entre os centros de pesquisa foi realizada por meio da rede de fibras óticas que interligam os prédios do campus, à Rede USP Net.

A ligação permite a formação e o aprimoramento de profissionais, debates sobre casos complexos e oferecimento de cursos e procedimentos a distância (teleducação). A assistência on-line também favorece a prática de especialidades médicas como radiologia e dermatologia.

O serviço foi lançado na FM, Avenida Dr. Arnaldo, 455 – 2º andar – sala 2.105 – Capital. Na ocasião, docentes da universidade coordenaram pela internet uma capacitação profissional realizada por meio de videoconferência. Junto com o treinamento foram realizados debates com a participação da Santa Casa de Curitiba e Faculdade de Medicina de Maringá.

Estação Digital Médica

A integração entre os centros hospitalares contribui para a expansão da Estação Digital Médica brasileira. É uma rede nacional de logística para aperfeiçoamento do sistema de saúde, concebida pelo professor Chao Lung Wen, coordenador da disciplina de telemedicina da FM.

A Estação Digital Médica foi criada em junho do ano passado e agrega hospitais, postos de saúde e universidades do Brasil. Como vantagens, oferece formação e capacitação profissional a distância, treinamento de médicos de unidades básicas de saúde por especialistas e cooperação entre centros de pesquisa para tarefas conjuntas.

O trabalho da Estação favorece melhor atendimento e reduz a concentracão de pacientes nas unidades de alta complexidade, como o HC. ‘A rede reduz custos e evita deslocamento desnecessário de pacientes para centros especializados’, afirma György Böhm, professor responsável pela disciplina de telemedicina da FM.

“Dessa forma, pode-se garantir melhor assistência às pessoas que realmente necessitam dos serviços do hospital”, ressalta Giovanni Cerri, diretor da FM. Ele coordena projetos de teleassistência em radiologia, como a conexão entre o Hospital da Polícia Militar do Estado e o HC, que será efetivada pela Secretaria Estadual da Saúde.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)