Saúde: Universidades estaduais promovem Dia de Alerta sobre o Uso Indevido do Álcool

Evento é promovido pela USP em parceria com a Unicamp e Unesp

ter, 22/10/2002 - 17h04 | Do Portal do Governo

Será realizado nesta quarta-feira, 23 de outubro, o Dia de Alerta sobre o Uso Indevido do Álcool. O objetivo é mostrar claramente à sociedade as reais conseqüências do consumo excessivo de álcool. O evento é promovido pela Universidade de São Paulo (USP) com a parceria da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Coordenada pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos em Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria (IPQ) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, esta iniciativa foi motivada pela aparente falta de consciência a respeito dos efeitos do consumo de bebida alcóolica. Enquanto as drogas ilícitas e o tabaco são alvos constantes de campanhas enfatizando a problemática do consumo, o álcool não é abordado da mesma maneira e ainda tem a imagem vinculada, pela publicidade, a festas e alegria.

A idéia de organizar o Dia de Alerta sobre o Uso Indevido do Álcool tem como grande meta conscientizar a população para o problema esclarecendo que o álcool pode ser prejudicial à saúde de duas maneiras: como causador direto de males, como cirrose e desnutrição; e como coadjuvante em problemas como o traumas, que pode ser gerado por um acidente de carro, por exemplo.

Nas três universidades participantes do evento estão previstas uma série de atividades para o dia, como a distribuição de cartazes, brindes e a realização de seminários e mesas-redondas debatendo o tema. Os eventos programados para a USP focarão temas diversos, como a relação entre álcool e mídia e o alcoolismo em funcionários da universidade.

Serão realizados eventos no campus em locais como o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Escola de Comunicações e Artes (ECA) e até mesmo na Reitoria da Universidade. A participação nos eventos é gratuita, mas há a necessidade de inscrição prévia. Mais informações estão disponíveis no site: www.usp.br/fm/grea