Saúde: Universidades estaduais fazem Dia de Alerta Sobre o Uso Excessivo de Álcool

Proposta de política sobre álcool e drogas será apresentada

qua, 24/09/2003 - 10h13 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 24 de setembro, as três universidades públicas paulistas – USP, Unesp e Unicamp, estarão mobilizadas para a realização da edição 2003 do ‘Dia de Alerta sobre o Uso Excessivo de Álcool nas Universidades’. O evento será realizado em 26 cidades do Estado e tem como objetivo a conscientização do uso indevido de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Na cerimônia de abertura do evento, às 9h30, na Faculdade de Medicina da USP, será apresentada a Proposta de Política sobre Álcool e Drogas para as Universidades Públicas Estaduais de São Paulo. O evento contará com a presença dos reitores das três universidades envolvidas no projeto, UNESP (José Carlos Souza Trindade), USP (Adolpho José Melfi) e Unicamp (Carlos Henrique de Brito da Cruz), e também os especialistas Florence Kerr-Corrêa (UNESP), Arthur Guerra (USP) e Élson Lima (UNICAMP).

Estão previstas diversas atividades durante o dia, como mesas-redondas, palestras com especialistas e programações culturais. As atividades acontecerão simultaneamente em todos os campi. No campus da Cidade Universitária (USP), serão realizadas simulações de direção sob o efeito do álcool e de atendimento de vítimas de acidente de trânsito.

Histórico

O projeto de prevenção do uso de álcool e drogas teve início em 1997, na UNESP, na Faculdade de Medicina, campus de Botucatu, quando decidiu-se pela realização de um levantamento entre os alunos de graduação para que se tivesse um diagnóstico real da situação na Universidade.

A pesquisa foi realizada em 1998. Elaborou-se um questionário composto por 161 questões, baseadas em um questionário proposto pela Organização Mundial de Saúde para detecção precoce do uso de álcool e drogas, acrescido de outras questões que possibilitariam saber a situação de risco para outras patologias clínicas e psiquiátricas, além de dados sobre condições econômicas e sociais desses alunos.

A análise dos resultados da pesquisa entre os universitários mostrou, entre outros resultados, que: esses alunos provêm principalmente de classes A ou B e seus pais têm nível universitário. No entanto, 10,2% provêm de camadas menos favorecidas da população (D e E ); cerca de 43,5% deles experimentaram alguma droga na vida (sem prescrição médica), sem considerar álcool e tabaco; cerca de 27,1% dos estudantes experimentaram drogas antes de entrar para a faculdade, e outros 16,4%, após iniciar a faculdade; das drogas legais, bebidas alcoólicas foram consumidas por 74,4% dos alunos no último mês, e 30% bebiam mais de uma vez por semana; drogas e álcool são utilizados principalmente nas repúblicas e com amigos; mais de 42,3% dos alunos não faz uso regular de preservativos nas relações sexuais.

Diagnosticado o problema, decidiu-se pela elaboração de um programa de prevenção na UNESP, intitulado Projeto Viver Bem, executado sob a coordenação da professora titular em Psiquiatria Florence Kerr-Corrêa. Uma das ações do projeto é o Dia de Alerta Sobre o Uso Excessivo de Álcool, com campanhas de prevenção e programas educativos, realizado pela primeira vez em 1999 na maioria dos campi da UNESP. A partir de 2002, o projeto foi expandido para a USP e a Unicamp, sendo realizado conjuntamente desde então.

Evento:

Dia de Alerta sobre o Uso Excessivo de Álcool nas Universidades 2003

Cerimônia de abertura: a partir da 9h30, na Sala da Congregação, da Faculdade de Medicina da USP (Av. Dr. Arnaldo, nº 455, 2º andar, São Paulo).

Realização:

Projeto Viver Bem (UNESP – Universidade Estadual Paulista)

Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (USP – Universidade de São Paulo)

Projeto Viva Mais (Unicamp – Universidade Estadual de Campinas)

Apoio:

Fapesp, Fundação Vunesp, Escola Politécnica da USP, CEPE-USP, Prefeitura da USP, PRODUSP, Polícia Militar (e Acadepol), AA, ATC, Centro de Pilotagem Roberto Manzini, Gráfica Matavelli, Fundação Vanzolini, Renault, ViaOeste, Juco, CET, Fundação Vanzolini, Corpore e Gráfica Matavelli.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP

C.C.