Saúde: Unidade de Transplante Renal do HC comemora 40 anos

Clínica Urológica promove simpósio científico nos dias 7 e 8 de outubro para marcar a data

seg, 03/10/2005 - 16h39 | Do Portal do Governo

Evento comemorativo reunirá em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro, especialistas brasileiros em transplante renal e médicos ilustres da França e dos EUA

Uma iniciativa pioneira que salvou e ainda salva muitas vidas. Assim pode ser definido o trabalho da Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas – que está completando 40 anos de atividade.

Para comemorar a data, a Clínica Urológica do HC promoverá nos dias 7 e 8 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, o evento ‘Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas – 40 anos de uma Escola de Transplante’. Trata-se de um simpósio científico que reunirá nomes ilustres do transplante renal no Brasil e especialistas da França e dos Estados Unidos.

Entre as presenças internacionais estão confirmados A. Osama Gaber, University of Tenessee – Memphis – EUA), Lillian Gaber (University of Tennessee Health Science Center), Mohammed Sayegh (Harvard edical School – Boston – EUA), Emilo Ramos (University of Maryland – Baltimore – EUA) e Denis Glotz (Hôpital Saint-Louis – Paris -França).

A programação científica, já definida, contemplará temas como Imunologia, Nefrectomia do Doador, Imunossupressão, Monitorização de Drogas e Profilaxia de Infecções em Transplantes, entre outros.

História – Desde 1998, o número de transplantes no Brasil vem apresentando um crescimento constante graças à implantação de uma política transparente e medidas legais. Segundo a ABTO, Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, este índice positivo está em cerca de 10% ao ano.

Já a Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas, nestas quatro décadas, recebeu e treinou nefrologistas e urologistas ilustres, que acabaram criando novos centros transplantadores pelo Brasil e pela América Latina. Mais da metade dos centros brasileiros teve seus médicos iniciados outreinados na área de transplante renal nesta unidade.

Só neste primeiro semestre de 2005 já foram contabilizados 1669 transplantes. A região Sudeste lidera o número de transplantes realizados, 936, seguida pelas regiões Sul (403), Nordeste (243), Centro-oeste (64) e Norte (23). São Paulo é o Estado que mais realizou transplantes de rim, 629 no total.

Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas